4 atitudes fundamentais para começar a empreender no próximo ano

Abrir o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros, mas empreender demanda tempo, investimento, organização e estudo, mas tudo isso pode gerar muitos resultados positivos a longo prazo. Contudo, o caminho até o sucesso não é nada fácil e a falta de planejamento e preparação pode prejudicar a empresa. Por isso, separamos 4 dicas fundamentais para você começar a empreender no próximo ano. 

1 – Crie plano de negócio e organize seus passos 

O primeiro passo é decidir a área que deseja empreender. É interessante escolher uma área que seja do seu interesse e que você tenha conhecimento sobre, assim, todo o trabalho se torna mais leve e mais interessante. Depois de escolher o setor que deseja investir, está na hora de criar o seu plano de negócio e organizar o passo a passo da empresa.

O plano de negócios será o guia do empreendedor, nele é possível encontrar todas as informações da futura empresa. Assim, o primeiro passo do plano de negócio é estudar o mercado atual, entender seu público-alvo, pesquisar qual o melhor local para loja física ou escritório, cotar preços com fornecedores, analisar a concorrência, identificar qual será o investimento necessário, entre outros. 

Com todas as informações necessárias em mãos, está na hora de organizar o passo a passo. Nesta etapa é interessante planejar cuidadosamente todos os processos que deverão ser realizados, como, por exemplo, documentação, pedido de produtos, pagamento de fornecedores, gastos, etc. 

Assim, criando um calendário é possível dividir as tarefas que precisam ser feitas e organizar prazos, evitando problemas inesperados e facilitando a organização do negócio. 

2 – Planejamento financeiro

Apesar de fazer parte do plano de negócios, é importante que o planejamento financeiro receba uma atenção especial. Lembre-se sempre que leva tempo até a empresa dar lucro, além disso, há os gastos mensais com funcionários, fornecedores, contas, taxas comerciais, entre outros. 

Por isso, é preciso evitar gastos desnecessários e manter o foco no orçamento para não gerar dívidas. O ideal é começar aos poucos, por exemplo, não é preciso alugar o maior espaço possível para sua loja logo no início, uma boa opção seria um coworking, assim, conforme o seu negócio for estabilizando é possível mudar de local e melhorar algumas coisas. Lembrando sempre que todos os passos devem ser muito bem planejados. 

É preciso ter em mente também que é possível empreender mesmo com pouco dinheiro. Atualmente existem diversas possibilidades de empréstimo que vão além dos bancos, as empresas de crédito orientado, por exemplo, oferecem taxas mais baixas e prazos mais longos, além da possibilidade de empréstimo com garantia. 

Independentemente de qual é o orçamento do seu negócio, é o planejamento financeiro bem feito que irá garantir que a empresa tenha recursos suficientes para se manter até começar a ter o retorno do investimento inicial. 

3 – Estude e faça networking

Estudar é algo essencial, principalmente quando está empreendendo. As tendências, o mercado e até mesmo o público mudam constantemente e é preciso se manter  informado e acompanhar todas a mudanças. Por isso, o estudo deve sempre ser prioridade, faça cursos sobre a área do seu negócio, aprenda sobre administração e gestão de negócio, se possível, comece a estudar um outro idioma, tudo isso irá beneficiar seu empreendimento e trará bons resultados. 

Além disso, a internet conta com muitas informações de qualidade e que são gratuitas, procure sempre por artigos, reportagens, livros sobre assuntos interessantes para o seu negócio. 

Outro ponto importante é ficar atento a palestras e eventos que possam ajudar sua empresa, além de agregar conhecimento podem proporcionar um network interessante. Conheça outros empreendedores, converse sobre as dificuldades, troque informações e experiências e aproveite para aprender com outras pessoas que já passaram pelas mesmas situações.  

4 – Invista em uma consultoria especializada e marketing

Serviços de consultoria e de marketing agregam muito ao seu negócio e ajudam a trazer ainda mais resultado. A consultoria especializada poderá oferecer uma visão mais ampla do seu próprio negócio, auxiliando em decisões, sugerindo até mesmo mudanças que podem ajudar no desenvolvimento da sua empresa. 

Já o marketing é essencial para qualquer tipo de negócio pois será a porta de entrada da sua empresa. É necessário investir na criação de redes sociais e do site do seu negócio, já que será a primeira coisa que os clientes verão. 

Por isso, é interessante contratar uma empresa ou um funcionário que fique por conta dessa área, alimentando as redes sociais e o site diariamente, respondendo clientes, divulgando novos produtos e informações, entre outros. Com um bom marketing é possível atrair novos clientes e expandir o seu negócio. 

Apesar desses serviços não serem baratos, é fundamental que sejam colocados no planejamento pois irão ajudar no desenvolvimento e sucesso da sua empresa, contudo, é preciso pensar nos gastos e planejar para que esses serviços caibam no seu orçamento sem trazer problemas. 

Começar um negócio do zero não é nada fácil, mas seguindo essas atitudes é mais fácil organizar as prioridades e planejar tudo com calma e organização para então tirar o seu negócio do papel. 

Agora que você já sabe o que precisa fazer para empreender no próximo ano basta começar. O ISF Crédito acredita nos seus sonhos e quer ajudar a torná-los realidade, faça uma simulação de empréstimo e conte com a gente para montar seu empreendimento.