5 dicas para sair do vermelho em 2020

A crise econômica do Brasil tem dificultado a vida financeira do brasileiro. Atualmente, não é raro encontrar pessoas com problemas financeiros e os motivos são diversos, seja pelo desemprego, por um investimento errado e até mesmo por falta de planejamento. Contudo, é possível sair dessa situação, quitar suas dívidas e colocar sua finanças em dia. Para te ajudar, separamos 5 dicas para sair do vermelho em 2020. 

1 – Faça uma análise da sua situação financeira

Manter as contas organizadas e um planejamento financeiro é essencial, principalmente quando se tem dívidas. Neste caso, é ainda mais importante analisar as finanças e organize seus ganhos e gastos para evitar que a situação financeira saia do controle. 

A fim de quitar as dívidas e sair do vermelho, é preciso listar todas as receitas que recebe, anotar as despesas fixas, gastos pessoais e o valor da dívida. Assim, é possível visualizar melhor sua situação financeira, possibilitando cortar gastos e até mesmo guardar dinheiro para quitar pendências. 

Além disso, a análise financeira permitirá entender onde você gasta seu dinheiro e perceber se os seus gastos condizem com o quanto você recebe. É importante também ter em mente o tamanho da sua dívida, assim, será possível planejar ações para arrecadar o dinheiro necessário, pagar as pendências e sair do vermelho. 

2 – Estabeleça prioridades

Quando se está no vermelho, é preciso estabelecer prioridades para conseguir sair dessa situação. Depois de organizar todas as finanças em uma planilha, está na hora de observar quais contas são prioridade e se é possível cortar algum gasto desnecessário. 

Uma boa opção é dividir os gastos por cores, aqueles que são indispensáveis como escola, luz, energia, comida, aluguel, recebem a cor amarela, os gastos dispensáveis como pedir comida, alugar filmes, assinar tv a cabo, ou seja, coisas que podem ser cortadas sem grandes prejuízos, levam a cor azul. Assim, fica mais fácil visualizar o quanto é possível poupar.  

Além disso, é importante dar prioridade para dívidas com juros mais altos, elas devem ser quitadas o quanto antes, já que aumentam de valor a cada dia que a pendência não é quitada. 

3 – Negocie com os credores

Depois de organizar sua finanças e cortar gastos, é interessante entrar em contato com os credores das dívidas para negociar e quitar as pendências. Caso não tenha o valor total da dívida em caixa, tentar renegociar, as vezes é possível conseguir um desconto na dívida ou negociar os juros e taxas cobrados, qualquer uma dessas possibilidades já pode te ajudar a sair do vermelho. 

4 – Evite novas dívidas

Além de quitar as dívidas é fundamental rever sua relação com o dinheiro para evitar ficar no vermelho novamente. Continue fazendo o controle das contas, corte gastos desnecessários, estabeleça prioridades e economize, assim, será mais fácil controlar e planejar o uso do seu dinheiro e evitar grandes problemas com dívidas. 

Evite ao máximo novas dívidas para que o problema não volte logo depois de ser resolvido. Assim que quitar suas pendências se organize para que isso não ocorra novamente. 

Uma boa opção é evitar utilizar o cartão de crédito e fazer compras parceladas. Ao parcelar é possível que você esqueça o valor total da compra e comprometa seu orçamento por vários meses, sem contar os juros e taxas caso algum pagamento da fatura fique atrasado. Tente sempre juntar dinheiro e comprar o que deseja a vista, assim, é possível evitar problemas financeiros. 

5 – Crie uma reserva

Criar um reserva é algo essencial, imprevistos e emergências acontecem e é preciso estar preparado para resolvê-las. Assim, acaba se tornando uma questão de segurança e planejamento pois previne que seja necessário utilizar o cheque-especial, por exemplo, evitando maiores dívidas. 

Algumas ações simples podem te ajudar a sair o vermelho e evitar começar o próximo ano com dívidas. Planeje-se, se organize e monte sua reserva, assim fica mais fácil ter um controle financeiro e evitar pendências. O ISF Crédito Orientado está a disposição para te ajudar a sair do vermelho, conheça nossas soluções aqui.