6 passos para cuidar da sua vida financeira

Se você está com problemas de saúde, geralmente é assim que funciona: você procura um especialista, ele faz um diagnóstico e então começa um tratamento. Mas e se o problema é com a sua vida financeira? Ter um diagnóstico também não ajudaria?

Vida Financeira
(Foto: banco de imagem)

Pois bem, ter uma visão geral da sua vida econômica é o ideal para conhecer seus gastos e equilibrar sua vida financeira. Então, o primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação, seja sua ou da sua empresa. Você pode começar seguindo alguns pontos:

  1. Coloque tudo no papel: liste todos os seus gastos, inclusive aqueles pequenos, do dia a dia, que você acha que não farão diferença no final do mês.
  2. Compare seus gastos à sua renda mensal: planeje de acordo com o que você ganha, lembrando que suas dívidas extras (além das contas fixas mensais, como água, luz e telefone) não devem comprometer mais do que 30% do seu orçamento.
  3. Evite comprar coisas das quais não precisa: tente fazer compras inteligentes e de forma não impulsiva.
  4. Invista: com o dinheiro poupado pelo passo anterior, faça investimentos ou abra uma poupança, por exemplo.
  5. Faça disso sua rotina: integre esses passos à sua vida cotidiana, assim a saúde das suas finanças permanecerá em boas condições e esta será uma preocupação a menos.
Planejamento financeiro
(foto: banco de imagens)

Mas você pode estar pensando, no papel isso é muito simples, só que na prática não é fácil chegar a um diagnóstico e um tratamento com facilidade. Nós entendemos e é por isso que trazemos aqui o 6º e último passo deste guia, o ISF disponibiliza um diagnóstico gratuito do seu momento financeiro atual, para que você possa entender melhor a sua realidade financeira e consiga encontrar no mercado as melhores opções de crédito ou investimento.

No caso de pessoa física, o diagnóstico gera um perfil, identificando se suas finanças estão equilibradas ou se você precisa de ajuda. Para a pessoa jurídica, a plataforma gera um Demonstrativo de Resultados (DRE), pode entender o momento do negócio e o fluxo de caixa, por exemplo, a partir disso identificamos se existe um problema e a solução para ele.

O diagnóstico financeiro é gratuito e online, acesse a plataforma do ISF e faça o seu.

Assista o que nosso sócio e co-fundador, Renan Würfel, diz sobre o Diagnóstico Financeiro: