Como abrir uma franquia?

As franquias são famosas em todos os lugares do mundo, além de existirem em diversos segmentos, é possível encontrar franquias de restaurantes, lojas de roupa, joalherias, lojas de móveis, entre outras. O investimento em franquias acaba sendo um pouco mais seguro por já ser um mercado “consolidado” , unindo o desejo de ter o próprio negócio com algo que já foi testado pelo mercado e teve sucesso. Contudo, como em qualquer negócio, é preciso ter cautela e atenção, por isso separamos algumas dicas de como funciona o processo para abrir uma franquia.

Antes de tudo, é preciso saber se você tem as características que a marca procura, como: espírito empreendedor, capacidade de gestão de crise, disposição para trabalhar, se você possui o investimento inicial necessário, entre outros. Todos esses pontos são relevantes para marca que procura alguém que siga as regras da franqueadora e que vão de acordo com o que a marca representa.

Atualmente, existem oportunidades para qualquer tipo de investidor, desde aqueles com menor poder aquisitivo até os que já possuem um grande capital. É preciso lembrar que além do investimento inicial, também existem taxas e, às vezes, royalties. O custo também vai depender do formato do negócio, algumas franqueadores permitem que as franquias possam trabalhar com lojas pequenas e grandes, quiosques, franquias móveis, entre outros.

Agora que você já sabe o básico sobre como funciona uma franquia está na hora de entender, resumidamente, como o passo-a-passo funciona.

Cadastro

Depois de decidir qual será o segmento que você quer sua franquia e decidir qual franqueado será o escolhido, está na hora de realizar o cadastro. Normalmente é possível encontrar a aba de franquia no próprio site da franqueada, assim, é preciso preencher a ficha de cadastro, por meio desta ficha a marca irá avaliar o perfil do candidato.

A primeira reunião

Caso seu perfil seja aprovado, a marca irá chamá-lo para uma reunião em que será apresentada a proposta da franquia, além de trazer todas as informações relevantes sobre a empresa e o processo, como: valores a serem pagos, como é o treinamento, se há alguma obrigação que deve ser seguida, entre outros. É nesse momento também que você poderá tirar suas dúvidas, não perca a oportunidade de perguntar o que quiser sobre o processo.

Conhecendo a franquia

É comum que a marca ofereça uma lista com o contato de todos os seus franqueados, assim, é possível escolher algumas unidades e visitá-las, assim, você poderá observar como funciona a franquia de perto e conversar com os donos e funcionários das franquias. Lembrando que durante todo esse processo, o investidor interessado não precisa pagar nenhuma taxa.

Contrato

Depois de avaliar a proposta da marca, de conversar com outros donos e conhecer outras franquias, está na hora de fechar o contrato. Esta é uma das partes mais importante e que pede uma cautela e cuidado maior. Assim, uma boa opção é contratar um advogado de confiança que esteja acostumado com este tipo de trabalho.  Junto com ele, avalie minuciosamente todas as cláusulas para entender como tudo funcionará.

Apesar dessas cláusulas serem padronizadas, com pouca margem de mudança, ainda é interessante fazer essa avaliação e tentar negociar alguns pontos, caso não esteja totalmente seguro do contrato.

Depois de fechar o contrato o franqueado recebe um cronograma com os próximos passos. Lá você terá acesso a todos os prazos que tem até a abertura da empresa, como: tempo para reforma, contratação de equipe, implementação do sistema, entre outros. Em geral todo esse processo leva cerca de 120 dias.

Escolhendo o local da franquia

Às vezes a marca ajuda na escolha de um ponto e às vezes deixa por conta do franqueado, mas nesse caso, a marca pede para aprovar a localização. Procure por um imóvel que esteja localizado em um bom bairro, com alto fluxo de pessoas e que permita obras, assim será mais fácil conseguir o alvará da prefeitura.

Uma boa opção no começo é alugar um local, procure por um acordo com prazo determinado, como, por exemplo, de cinco anos, que é a duração da maioria dos contratos de franquia. Provavelmente será preciso fazer uma reforma, então é possível tentar negociar um desconto no aluguel devido às melhorias que serão feitas.

Preparando para inauguração

Após assinar o contrato e achar um local, é preciso abrir uma empresa, também conhecido como CNPJ, para cumprir as cumprir obrigações fiscais e trabalhistas. Feito isso, está na hora do treinamento, tanto os funcionários quanto você, dono da franquia, devem aprender todos os processos e seguir os padrões da rede. Além disso, é nesse momento que são tiradas todas as dúvidas.

Inauguração

Agora tudo está pronto, a equipe está preparada e chegou o dia de abrir a loja. Dê o seu melhor, motive sua equipe e sempre conte com o apoio de donos de outras unidades e do franqueador. E lembre-se de sempre pagar as taxas mensais de royalties e de publicidade.

Resumindo, o processo para comprar uma franquia não é tão complicado, mas demanda muito cuidado e atenção. Entenda tudo sobre franquia, pesquise, tire dúvidas, faça tudo com calma e se prepare para o trabalho. Agora que você já sabe tudo sobre o processo para abrir uma franquia está na hora de colocar em prática. O ISF possui linhas de crédito especiais, com taxas menores e prazos maiores, estamos aqui para te ajudar a realizar o sonho de ter sua própria franquia, conheça nossos serviços aqui.