Quero abrir uma loja virtual: o que fazer?

As lojas virtuais vem crescendo cada vez mais. Com o avanço da tecnologia, agora é possível abrir seu próprio negócio e vender seus produtos através da internet, sem precisar de um espaço físico. Isso traz diversas vantagens para seu negócio, como: praticidade, agilidade, menor custo, além de permitir atender um público maior.

Contudo, é preciso conhecer muito bem todo o processo antes de abrir sua loja virtual. Aqui você encontra dicas que vão te auxiliar no que fazer para abrir seu próprio comércio.

O primeiro passo é conhecer o mercado, entender o potencial de venda do seu produto, seu público alvo e o nicho em que pretende competir. Depois de decidir quais produtos serão vendidos e qual área de comércio utilizará, está na hora de colocar tudo em prática. Há muita burocracia em algumas partes do processo, como, por exemplo, a contabilidade, e para isso, é sempre bom contar com especialistas na área.

Modelos e lojas virtuais

Existem dois tipos de lojas virtuais de acordo com a tributação, é possível optar por abrir uma MEI (microempresa individual, que permite um faturamento de cerca de 60.000,00 por ano) ou Simples Nacional (permite um faturamento bem maior, que pode chegar  a R$ 3.600.000,00 por ano). Apesar de não ser obrigatório a presença de CNPJ para vender produtos online, é interessante aderir, assim, sua empresa poderá emitir nota fiscal, estará de acordo com as leis do país e isso transmite segurança e confiança aos seus clientes.

Criando o seu e-commerce –

1- Escolha seu domínio e servidor

Primeiro é preciso garantir o domínio do seu site, ou seja, o endereço / URL, assim, você garante a identificação da sua loja. Outro ponto extremamente importante é a escolha do servidor, que deve ser de boa qualidade e que atenda às suas necessidades. Para isso, procure saber a capacidade de armazenamento do servidor, qual o limite de tráfego, disponibilidade, suporte e preço. Tenha em mente que nem sempre o servidor mais caro será o melhor, é preciso levar em conta todas as funcionalidades do servidor e comparar o custo benefício de cada um antes de tomar uma decisão.

 

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2 – Crie a plataforma da sua loja

Está na hora de criar seu site, escolha um template que tenha a ver com a sua marca e seus produtos, algo atrativo, que seja de fácil navegação. Existem duas formas de escolher o visual do seu site, é possível utilizar templates prontos ou criar um do zero, cabe a você decidir o que combina mais com o seu negócio. Pense também sobre a funcionalidade do seu site, lembre-se que é importante que a plataforma oferece alguns recursos como dados, relatórios de venda, entre outros.

3 – Formas de pagamento

Essa é uma das partes principais de um e-commerce, procure uma plataforma que já venha equipada com ferramentos de pagamento e que ofereçam diversas formas e pagamento. Cada cliente pagará de um modo, então é possível permitir o pagamento por boleto, por cartão de crédito, à vista ou parcelado, e cartão de débito. Independente do modo, tente sempre manter tudo dentro do seu próprio site, sem redirecionar o pagamento para outro local. Além disso, é importante manter o cadastro daquele cliente, então peça alguns dados para finalização da compra, como: nome, email, telefone, endereço, cpf. Assim, você pode manter contato, enviando promoções e novidade e ao mesmo tempo terá todos os dados caso ocorra algum problema.

4- Antes de lançar o seu e-commerce

Planejamento é a chave do sucesso. Antes do lançamento do site é preciso encontrar bons fornecedores que vendam produtos de qualidade e que entreguem com agilidade. Organize seu estoque, separe os produtos por tamanho, cor, utilidade, assim será mais fácil encontrar, separar e enviar o pedido para o cliente. Outro ponto importante é pensar numa embalagem, muitas vezes esses produtos serão enviados pelo correio, assim, uma possibilidade é criar uma caixa exclusiva com a sua marca, isso irá conquistar o cliente desde o começo, além de proteger o produto e garantir sua qualidade.

Leve em conta no seu planejamento o valor do frete, muitas vezes consumidores desistem de realizar a comprar porque acham o valor do frete muito alto. Por isso, pesquise, faça cotação com transportadoras e com o correio para ter uma noção de preço e ofereça opções de frete ao seu cliente, assim, se ele precisar com urgência poderá optar por aquele que chegará mais rápido, por exemplo.

5 – Preparação

Depois de planejar tudo, criar sua plataforma, está na hora de cadastrar seus produtos. Utilize fotos de boa resolução e que mostre o produto de vários ângulos, apresente a ficha técnica e descrição do produto. Uma boa dica é deixar uma seção de comentários para que outros clientes digam o que acharam do produto.

6 – Hora do lançamento

Depois de todo o processo, organização e planejamento, chegou a tão esperada hora de lançar o site e começar as vendas. Invista em marketing e na divulgação da sua loja, utilize as redes sociais para apresentar a marca e seus produtos, faça promoções, sorteios para que as pessoas conhecem seu e-commerce e você consiga vários clientes.

Não se esqueça de manter contato com o cliente mesmo após a compra e ofereça suporte durante todo o caminho até o recebimento do produto. Assim, você fideliza seus clientes e garante uma relação com eles.

Agora que você já sabe tudo sobre como começar seu e-commerce, está na hora de colocar tudo em prática. Gostou desse artigo? Então acompanhe nossas dicas pelo blog e conheça nossos serviços. Se precisar de crédito, entre em contato com a gente pelo nosso site.