Dicas de como fazer o planejamento financeiro de 2020 da sua empresa

Ter uma empresa de sucesso é o sonho de todos os empreendedores, mas não é uma tarefa fácil. Além de muito trabalho é preciso também muita organização, por isso é fundamental planejar e organizar todos os passos do negócio ao longo do ano, principalmente a parte financeira. Separamos algumas dicas para te explicar como fazer o planejamento financeiro de 2020 da sua empresa.

1- Comece a fazer o planejamento financeiro o quanto antes

Não espere o ano começar para iniciar seu planejamento, o ideal é começar a organizar tudo pelo menos 3 meses antes do fim do ano, assim, é possível planejar as finanças com calma, pensando nos detalhes e em todos os pontos necessários, desse modo, no começo do próximo ano tudo estará preparado para seguir o ano. 

Primeiro é necessário fazer um orçamento anual, faça uma estimativa do quanto a empresa recebe e gasta por ano, para isso, utilize o histórico dos outros anos. É importante ser sempre realista ao fazer esse orçamento, coloque números reais e pense também nos piores cenários, assim, seu negócio estará preparado caso ocorra algum problema. 

2- Conte com a ajuda de um consultor financeiro

As finanças da empresa precisam de uma atenção especial para que o fluxo de caixa, capital de giro, contas a pagar e a receber fiquem organizados e salvos nos arquivos. O modo como seu negócio faz o planejamento e a gestão financeira interfere muito no funcionamento da empresa. A falta de um financeiro organizado e planejado pode trazer grandes problemas. 

Assim, é uma boa opção contratar um consultor financeiro. Ele irá orientar as decisões da área das finanças sempre levando em conta as características individuais da empresa, além disso, ele fará toda a organização do fluxo de caixa, organizará o capital de giro, pagamentos, recebimentos e também ajudará a pensar em investimentos que poderão ajudar o negócio. 

3-  Acompanhe todo o fluxo financeiro

Independentemente de contar com a ajuda de um consultor ou não, é preciso manter todas as contas, gastos e ganhos organizados, isso trará controle para o seu negócio e permite manter a estrutura das finanças. 

Além de registrar os lançamentos é necessário acompanhar o andamento de tudo, fazendo análises e conferindo como está a situação financeira da empresa, se é preciso fazer alguma mudança, cortar gastos, entre outros. Desse modo, com o acompanhamento é possível fazer projeções de recursos com mais precisão e, caso seja necessário, tomar decisões com mais segurança e certeza. 

4- Utilize um software online

Numa empresa há um grande fluxo de entrada e saída de dinheiro, há valores à receber, contas para pagar, folha de pagamento, compra de estoque, venda de produtos, entre outros. O software faz o controle do fluxo de trabalho ( financeiro, vendas, estoque, emissão de boleto, nota fiscal, etc), ajudando no planejamento e na organização das finanças da empresa. 

Além de automatizar a parte de contas, os softwares de gestão financeira deixam todos os dados organizados e salvos num arquivo, permitindo o acesso a qualquer momento, assim, as chances de perder algum documento ou recibo são menores. Há também a possibilidade de gerar relatórios que vão ajudar a visualizar a situação financeira do negócio. 

5- Calcule o preço ideal do seu produto ou serviço

Este é um ponto muito importante que deve ser levado em consideração na hora de construir o planejamento financeiro. Analise muito bem o custo de produção do produto ou serviço, defina qual seria o lucro ideal e pense em outras possíveis despesas que podem agregar valor ao produto ou serviço oferecido. 

Assim, após analisar esses pontos é possível encontrar um preço ideal para seu produto/serviço, um valor que seja interessante tanto para o negócio quanto para os clientes. 

6- Como montar o planejamento financeiro empresarial

O primeiro passo é separar os ganhos pessoais dos ganhos da empresa, abra uma conta específica para o negócio e utilize apenas para esse propósito. Feito isso está na hora de montar uma planilha para fazer o controle das receitas e despesas da empresa, aproveite e insira prazos para deixar tudo mais organizado. 

O ideal é utilizar um sistema de gestão financeira, que permite organizar todo esse fluxo em um só lugar e que, além disso, sempre mantém os dados armazenados e é um processo mais seguro. Contudo, caso não seja possível utilizar um software, faça tudo em planilhas, o importante é a organização e o planejamento. 

Com os dados nas planilhas fica mais fácil planejar o ano todo, deixe anotado as tarefas do dia a dia, marque o dia de pagamento dos funcionários, dos fornecedores, dia de vencimento das contas e do aluguel, entre outros. Assim, é possível já deixar todos os meses do ano organizados antecipadamente, o que já reduz grande parte do trabalho, isso faz com que sobre mais tempo para focar nos recebimentos e análise de como anda as finanças da empresa. 

Esse planejamento promove mais controle sobre a área financeira do negócio, trazendo uma visão ampla e detalhada de tudo que acontece financeiramente. Por isso, permite planejar melhor os próximos passos, definir metas, se preparar para possíveis problemas, entre outros. 

Lembre-se que esse trabalho é complicado, por isso, é interessante capacitar alguns membros de confiança da equipe para que ajudem nessa área. Dividir funções é uma boa opção, por exemplo, uma pessoa é responsável pelo controle de estoque, outra pela área de vendas, etc, assim, todas conversam entre si e contribuem na construção do planejamento financeiro. 

O planejamento financeiro é essencial para qualquer empresa e faz a diferença na gestão do seu negócio uma vez que permite que a mesma se desenvolva, cresça e tenha sucesso. 

Mas, lembra-se que o planejamento deve ser sempre feito a longo prazo, com muita organização e dedicação para funcionar do modo certo e realmente ajudar a empresa. Gostou das dicas? Agora está na hora de colocar tudo em prática e continue acompanhando nosso blog para mais informações!