Empréstimo para empresas: como conseguir as melhores condições?

Solicitar um empréstimo a um banco ou instituição financeira, é um processo burocrático e pode dar dores de cabeça. Mas se esse dinheiro é essencial para sua empresa, vale a pena apresentar todas as garantias exigidas.

Contudo, você sabe como conseguir as melhores condições? Quais são os melhores caminhos para chegar até o empréstimo e quais são os cuidados que você deve ter antes de solicitar um? 

Então, leia o artigo abaixo e veja 6 passos para conseguir um bom empréstimo para o seu negócio.

1 – Faça um planejamento antes de pedir o empréstimo

Planejar é sempre o primeiro passo, pois quando se tem definido a finalidade do dinheiro e qual a quantia exata a se pedir, tudo se encaminha melhor.

Por isso, sente e pegue o lápis e a calculadora. Coloque tudo no papel, faça seus planos e defina a quantidade necessária. Após isso, confira se está tudo certo com seus documentos pessoais.

2 – Está tudo certo com o seu CPF?

Nesses momentos, surpresas não são bem-vindas não é mesmo?! Por isso, certifique-se que seus documentos pessoais, como o CPF estão em dia e não há nenhuma restrição.

Isso porque, mesmo que o empréstimo seja para sua empresa, além dos documentos do negócio, quem solicita também deve estar com a documentação em dia.

3- Pesquise qual a melhor instituição financeira para o seu negócio

Cada instituição financeira tem suas exigências, garantias, fatores de restrição, taxas, custos, prazos e limites. E isso costuma variar bastante de banco para banco.

Por isso, pesquise bastante. Procure no Google, pergunte para amigos e aceite indicações. Só não esqueça de escolher a instituição que mais combina com o seu pedido.

4 – Avalie o custo efetivo total

Muito se fala sobre olhar bem a taxa de juros que a instituição financeira cobra em cima do valor emprestado, mas esse não é o único custo que você terá ao pedir dinheiro.

Ou seja, os bancos também cobram taxas administrativas e, por isso, a referência para comparar as linhas de crédito é o CET (Custo Efetivo Total).

Por isso, para calcular o CET e não ficar com dúvidas, consulte seu contador para que ele te ajude a avaliar as melhores possibilidades.

5 – Defenda seu negócio

Depois de escolher qual banco oferece as melhores condições, é a hora de convencê-los de que o seu pedido é viável e de que você terá condições para pagar as parcelas.

Por isso, além das garantias exigidas, elabore um estudo com uma análise de mercado ou um plano de negócios que detalhe como o dinheiro será aplicado, qual a verdadeira necessidade e como ele fará diferença.

6 – Faça o pedido do seu empréstimo

Pronto! Agora basta reunir a documentação exigida e entregá-la, junto com o plano de negócios (feito na dica 5). Depois, aguarde a análise e espere a confirmação ou não do seu empréstimo.

Cuidados importantes

Acima te mostramos 6 dicas de como conseguir o melhor empréstimo para seu negócio, mas tem mais 2 diquinhas do que não fazer também.

Confira:

  1. Não tome decisões apressadas! Tudo que é mal pensado e planejado, não dá certo. Não torne o que é a solução em problema.
  2. Examine bem as condições de pagamento. Não caia na tentação de aceitar o que se você não tem condições de pagar. Nessa hora, além de verificar os juros e o custo total, você precisa tomar bastante cuidado com o valor da parcela, ou ficará inadimplente. 

Pronto! Agora você está informado de como fazer o pedido do empréstimo para sua empresa da melhor maneira!

Quer saber mais sobre as soluções do ISF, clique aqui e fale conosco!