Fuja dos bancos: veja por que as fintechs vieram para ficar

Você ainda visita bancos quando precisa pagar contas ou fazer algum empréstimo? Saiba que existem empresas que unem o útil ao agradável, ou seja, oferecem serviços financeiros aliados à tecnologia. Essas empresas são chamadas de fintechs, startups que vieram para desafiar os bancos.

Essas instituições estão se tornando populares por oferecerem serviços mais econômicos para o usuário, além de usarem de tecnologia para serem mais rápidas e menos burocráticas que um banco comum.

SERVIÇOS

As fintechs oferecerem diferentes serviços para pessoas físicas e também para empresas. Alguns não são muito diferentes dos bancos, como financiamentos, empréstimos, seguros e fornecimento de cartão de crédito. O diferencial está na experiência do usuário.

Uma outra diferença é que a maioria das fintechs oferecem produtos e serviços mais específicos, enquanto grande parte dos bancos contam uma ampla variedade. Mas não pense que isso é algo negativo, porque, se uma empresa foca em um produto, o serviço pode ser ainda melhor.

FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE

As fintechs são mais descomplicadas, e isso faz com que o interesse por esse tipo de empresa cresça ainda mais. Os bancos estão notando isso e procurando modernizar os serviços, mas isso é algo demorado.

As pessoas que optam por fintechs no lugar de bancos tradicionais se tornam mais exigentes, afinal, alcançam mais facilmente empréstimos, cartões e financiamentos. Tudo sem precisar sair de casa.

FINTECHS X BANCOS

Se você ainda está se perguntando se as fintechs podem competir diretamente com os bancos, a resposta é sim.

As operações dessas empresas são quase sempre feitas pela internet, e isso se integra na rotina do cliente que, com certeza, já utiliza o smartphone para diferentes operações. Ou seja, quem está familiarizado com computadores e celulares, com certeza irá optar por fintechs. Porque, por mais que os bancos estejam migrando para o online, ainda existem muitos procedimentos que devem ser feitos em uma agência.

Ainda não viu nenhuma fintech? Comece conhecendo o ISF Crédito Orientado.