O guia definitivo do capital de giro

O número de empresas vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, muitas acabam falindo por não saberem fazer a gestão correta do negócio ou por não terem um entendimento amplo do mercado e de tudo que é necessário para uma empresa ter sucesso. Por isso, é tão importante conhecer as melhores estratégias para melhorar seu negócio e garantir que ele triunfe. Uma parte importante na hora de estruturar sua empresa é garantir o capital de giro, neste artigo vamos explicar tudo sobre isso, o que é, como utilizá-lo, sua importância, ou seja, um guia sobre capital de giro.

O que é capital de giro?

O capital de giro é um dinheiro que fica sempre circulando na empresa, como se fosse uma reserva pronta para ser usada a qualquer momento para arcar com os custos e despesas fixos e variáveis.

Ou seja, é nada mais que os recursos financeiros em estoque, os investimentos líquidos, saldo em contas bancárias, pagamentos a receber, ou qualquer outra coisa que possa ser utilizado para o pagamento de obrigações de negócios, para manutenção e funcionamento da empresa. Logo, ele é diferente do investimento fixo, que seria toda estrutura da empresa como móveis, equipamentos, máquinas, entre outros.

Importância do capital de giro –

O capital de giro tem uma importância muito grande dentro da empresa já que garante a saúde financeira do seu negócio, possibilitando, manter os estoques, oferecer vendas a prazo para seus clientes, assegurando o pagamento de fornecedores, pagamento de impostos e salários, entre outros.

Além disso, ele é essencial durante os períodos de sazonalidade, que são aqueles meses em que o volume de vendas é menor, assim, caso não seja possível vender bem em um determinado mes, o capital de giro assegura que a empresa continue estável durante esse período, possibilitando que continue funcionando normal, pagando os funcionários e contas em dia.

Ou seja, quanto maior for o capital de giro, maior será o tempo que a empresa poderá se manter em atividade, mantendo tudo funcionando e em dia, sem atrasos, para isso é preciso que seu capital de giro seja num valor que possibilite que a empresa continue por 6 meses apenas com ele. Isso traz uma boa segurança para o seu negócio.

Como calcular o capital de giro?

É fácil calcular o capital de giro da sua empresa. Primeiro você precisa saber qual o valor do seu passivo circulante (PC), que nada mais é do que todas as despesas e custos fixos do seu negócio como contas a pagar, fornecesores, salários, aluguel, entre outros. Depois será preciso saber qual é o valor do seu ativo circulante (AC) que seria todos os recursos disponíveis ou que possam ser convertidos em liquidez, como saldo em conta bancária, aplicações, valores a receber, entre outros.

Assim, tendo esses valores é mãos é simples de fazer o cálculo, você deve subtrair o passivo circulante (PC) do ativo circulante (AC), como na expressão abaixo:

CGL = AC – PC

Como usar?

O primeiro passo é identificar e cortar gastos, assim, é possível ter um melhor controle do fluxo do caixa e das finanças da empresa, proporcionando uma melhor distribuição do capital de giro. É importante lembrar que sempre que utilizar uma quantia do capital de giro, ela deve ser recolocada o quanto antes, para não perder o controle e evitar problemas financeiros.

Outra dica é sempre negociar com fornecedores e clientes para ter noção se o seu capital de giro permite a venda ou compra. Com um planejamento detalhado é possível negociar algo que fique bom para sua empresa e para os compradores e vendedores.

Caso necessário faça um empréstimo. Se sua empresa não possui mais capital de giro, uma boa alternativa é o empréstimo, assim, você terá o dinheiro em pouco tempo e poderá equilibrar sua empresa. Mas, tome cuidado, faça tudo com cautela, busque por empresas de crédito que oferecem melhores taxas e condições de pagamento e só faça um empréstimo se tiver garantias futuras de que terá como pagar.

Ter um capital de giro ajudará demais a sua empresa, além de auxiliar em momentos cruciais do seu negócio, traz estabilidade e segurança. Outro fator que o capital de giro influência é no requerimento de um empréstimo. Bancos e empresas de crédito levam em consideração o capital de giro pois ele significa que há uma menor chance de ocorrer inadimplência por parte da empresa.

Assim, é preciso ter em mente que é fundamental para qualquer tipo de negócio ter um capital de giro relativamente alto, isso permite que o seu negócio sobreviva a momentos sazonais e de maior instabilidade.

Gostou do artigo? Então acompanhe nosso blog e se mantenha informado. Conheça também os serviços que o ISF oferecem aqui!