O que você precisa saber antes de abrir uma franquia

Se você sempre quis abrir um negócio próprio, mas não sabe por onde começar, optar por uma franquia pode ser uma boa saída. O setor é um dos que mais crescem no Brasil, só em 2017 o faturamento atingiu mais de R$ 163 bilhões, um crescimento de 8% sobre o resultado de 2016. Para esse ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é que volte a crescer mais de 10%.

O fato é que o mercado é grande e está em expansão, mas como se inserir nele? O primeiro passo é escolher o setor de atuação, para isso é necessário conhecer a si mesmo, seu perfil de interesses e o cenário no qual você deseja atuar, ou seja, sua cidade e região. As opções de segmento para atuação são extensas, segundo a ABF, as 50 maiores franquias do Brasil estão distribuídas em alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos e moda.

(Foto: banco de imagem)

Antes disso, é importante que a pessoa analise minunciosamente seu perfil empreendedor, se é de abrir um negócio próprio começando do zero ou optar por investir em uma franquia. Por exemplo, é comum que as pessoas interessadas em investir num negócio próprio busquem mais liberdade e quem quer um negócio com a sua cara e o seu jeito deve buscar esse modelo.
No caso das franquias, são empresários interessados em modelos prontos e testados, que já são referência no mercado. É bem viável para quem acha tranquilo seguir regras e não vê problemas em acompanhar uma estratégia traçada.
Após analisar tudo isso e com a escolha do setor feita, é hora de eleger a franquia. Aqui, alguns pontos devem ser levados em conta:

  1. Situação financeira: é preciso ter em mente que será necessário investir no negócio e, como qualquer outro, seu retorno não será imediato. Assim, contabilize seu capital próprio e pense nas possibilidades de crédito.
  2. Estude: entenda a marca, seu histórico e tudo que envolve seus fundadores e o mercado. Coloque no papel os valores envolvidos nesse processo, ou seja, investimento inicial, taxa de franquia e tempo de retorno.
  3. Converse: não tenha vergonha de conversar com outros franqueados, pergunte sobre suas impressões da rede, visite os estabelecimentos, conheça opiniões positivas e negativas, de quem já está no setor.

    (Foto: banco de imagem)

Após eleger a franquia, é hora de fechar o contrato, um ponto que exige extrema atenção, nele estão seus direitos e deveres, entenda as responsabilidades de cada parte e não hesite em pedir ajuda a um advogado.

Toda franqueadora tem alguns pré-requisitos para determinar se o possível  franqueado da sua rede está apto à ser um investidor de sucesso, é como se fosse um processo seletivo. Reunimos aqui as principais exigências da maioria das Franqueadoras, ou seja, o perfil ideal de franqueado para elas:

  • Identificação e/ou experiência com o segmento escolhido
  • Dedicação Integral à Franquia
  • Ter perfil de Gestor e ser responsável pela qualidade do atendimento
  • Capacidade de investimento com recursos próprios ou organização financeira para investimento com capital de terceiros.
  • Ter conhecimentos administrativos e na área de marketing

Se você se identificou com o perfil de franqueado e precisa de ajuda para abrir sua franquia, o ISF Crédito te auxilia. Como seu guia financeiro ajudamos a encontrar a melhor solução para você. Acesse nossa plataforma e faça uma simulação.