Pix para Sua Empresa: Tudo o Que Você Precisa Saber

Para que você esteja sempre atualizado de alternativas e produtos para a gestão financeira da sua empresa, nós do ISF Crédito reunimos todas as informações que você precisa saber sobre o Pix, um novo método de pagamentos para pessoas física e jurídica. Ao final deste artigo, você vai tirar dúvidas como:

  • O Pix é uma boa alternativa para minha empresa?
  • Onde faço o meu cadastro?
  • É seguro fazer pagamentos pelo Pix?
  • O que é o Pix?
  • Como acontecem os pagamentos?
  • O Pix tem tarifas?

Boa leitura!

 

O que é o Pix?

Simplificando em apenas uma frase, o Pix é uma nova alternativa para pagamentos. Assim como existem as opções de pagamento via transferência, boleto e cartão de débito, agora teremos o Pix. Por isso, o Pix foi disponibilizado em todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes, e você não necessita de nenhum aplicativo além do seu próprio banco.

O seu diferencial em comparação aos outros métodos de pagamento é que será possível realizá-los diretamente à conta da outra pessoa, e o processo é feito em apenas segundos. Além disso, Pix é uma forma de pagamento gratuita para pessoas física, mas será cobrada uma taxa, inferior às de costume, no caso de pessoas jurídicas.

Algo parecido com as transferências gratuitas dos bancos digitais, mas disponível 24 horas por dia, ou seja: pagou, recebeu, tudo isso na hora!

 

Como vai Funcionar?

O seu funcionamento será por meio do Sistema de Pagamentos Instantâneos, o SPI. O SPI é gerido e operado pelo Banco Central, por meio do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos (Deban). Por isso, o Pix não é uma conta que você abre em uma nova instituição, é apenas mais uma forma de pagamento que você terá em sua conta. 

Contudo, para utilizar o Pix é necessário criar chaves Pix, que seriam como “apelidos” para a sua conta, que podem ser CPF, CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou uma chave aleatória. Assim, este método de pagamento pode ser utilizado para qualquer tipo de compra.

Para receber pagamentos pelo Pix, você pode gerar um QR code e compartilhar com o pagador, ou informar uma chave Pix utilizada em alguma conta. Assim que o pagamento for feito, em alguns segundos o dinheiro estará em sua conta!

 

Benefícios do Pix para Empresas

Você já sabe o que é e como funciona este novo método de pagamento, agora chegou o momento de conhecer os benefícios que o Pix traz para sua empresa:

  • Os pagamentos são diretos, sem intermediários;
  • Dinheiro na conta da sua empresa em alguns segundos;
  • Custos para transações será bem menor, inclusive gratuito em algumas instituições financeiras.

 

Agora que você já conhece esse novo modo de pagamento, sabe como funciona e tem uma ideia de seus diferenciais, chegou o momento de pensar em como isso será útil para a sua realidade. 

Para mais conteúdos de relevância para sua empresa, acompanhe o ISF!