Tudo o que você precisa saber sobre o empréstimo empresarial

Se você deseja fazer um empréstimo para investir na sua empresa, mas tem muitas dúvidas sobre o assunto, é melhor entender como isso funciona e quais as vantagens, para não se precipitar e, assim, fazer uma boa escolha.

A primeira pergunta é: O que é um empréstimo empresarial?
Na maioria das vezes, empréstimos para empresas servem para investimentos ou para o pagamento de contas. Diferente dos empréstimos pessoais, existem linhas de crédito específicas para os empresariais, além de juros e parcelas que podem variar dependendo do valor e do objetivo. Este tipo de empréstimo pode ser feito com instituições financeiras, como bancos ou empresas de crédito orientado.

Quando contratar um empréstimo?

Um gestor sabe o momento certo para pedir um empréstimo. Se a sua empresa necessita de um capital imediato para quitar contas atrasadas, comprar bens ou fazer novos investimentos, esta é a opção certa.
Empréstimos para empresas são fundamentais para expandir um negócio e para pagar dívidas, mas você deve escolher com cautela qual a melhor opção para o seu negócio.

Tipos de empréstimos

Existem tipos diferentes de linhas de crédito, que podem mudar de acordo com a sua necessidade. Quando você for buscar por um empréstimo para a sua empresa, analise qual opção encaixa mais com a sua situação financeira. Veja algumas:

Empréstimo pessoal
Bastante comum, esse tipo de empréstimo é feito a partir de uma análise de crédito e pode ser conseguido em poucas horas, mas não está disponível para qualquer pessoa.

Empréstimo consignado
O valor desse empréstimo é descontado mensalmente no salário e também não é liberado para qualquer pessoa, é necessário ser aposentado, pensionista ou ter convênio com algum banco.

Cheque especial
Este empréstimo é prático por se tratar de um crédito pré-aprovado, mas os juros são mais altos em relação às outras opções. Como nesse caso não é necessário visitar um banco para consegui-lo, e o acesso ao dinheiro é mais fácil, você deve tomar cuidado e deixar para utilizá-lo apenas em emergências.

Empréstimo com garantia
Funciona como um refinanciamento do seu automóvel (carro ou moto) ou do seu imóvel (residencial ou comercial). Nele, você oferece o seu bem como garantia de pagamento, mas com um diferencial: nesse tipo de empréstimo os juros são mais baixos e as taxas são mais flexíveis.

Vantagens

Uma das maiores vantagens de se fazer um empréstimo empresarial só será percebida quando o seu negócio estiver com as finanças positivas. Tente fazer um contrato com uma taxa de juros fixa, assim, você pagará o mesmo valor contratado todos os meses, sem precisar refazer cálculos periodicamente.
Mas antes de escolher qual a melhor forma de solicitar um empréstimo, faça um planejamento financeiro para ter certeza de que conseguirá pagar as parcelas.

 

Primeiros passos

Antes de tudo, identifique qual será a finalidade do seu empréstimo empresarial. Ele pode ser destinado para melhorar a estrutura da sua empresa, para comprar novos equipamentos, para pagar dívidas ou até mesmo para duas ou mais opções diferentes.

Depois de decidir qual a finalidade do valor contratado, crie um plano de negócios. O objetivo desse documento é mostrar que você conseguirá arcar com as dívidas antes que o empréstimo seja viabilizado.
Por fim, encontre uma instituição financeira que case com

os seus objetivos. Faça uma análise de instituições e de diferentes linhas de crédito antes de escolher qual será melhor para o seu negócio. Leve em conta os prazos, juros e limites, todos esses aspectos farão diferença no valor final do seu empréstimo.

Você também precisa saber de uma coisa muito importante: não há obrigatoriedade em pedir empréstimo para sua empresa através do seu CNPJ, o ISF consegue avaliar as melhores opções para sua empresa também através do seu CPF.

Agora que você já entende como funciona um empréstimo empresarial, deve simular condições que enquadrem no seu negócio e ofereçam o valor que você precisa para investir na sua empresa.

 

O ISF Crédito, através da nossa plataforma, busca em todo o mercado financeiro as melhores linhas de crédito, basta fazer uma simulação e nos dar informações para que possamos entender o seu perfil. Acesse o nosso site e faça uma simulação gratuita.