A palavra “Fintech” pode parecer estranha, mas esse novo tipo de empresa vem mudando algumas estruturas do mercado financeiro que estão diretamente ligadas à você. Resultado da junção entre as palavras financial e technology, finanças e tecnologia, essas empresas criam inovações na forma de lidar com as finanças, tornando seus serviços mais eficientes e com menos burocracia.
Atualmente existem vários tipos de fintechs trabalhando para transformar um pouco do que conhecemos ou conhecíamos. Exemplo disso são os bancos digitais, em que já é possível criar uma conta em um banco por meio de um aplicativo e ter todas as suas transações realizadas por meio da internet, evitando filas e deslocamento.
Outro destaque no setor das fintechs são as empresas ligadas ao crédito que, com a regulamentação do Banco Central, podem ofertar crédito sem passar pelos Bancos utilizando apenas suas plataformas digitais. Na prática isso aumenta a concorrência ajudando na diminuição dos juros.
É assim, unindo a tecnologia de inteligências artificiais e inovações disruptivas, que as fintechs têm realizado mudanças no mercado financeiro, atendendo à demandas de um público cada vez mais exigente e em busca de praticidade. O ISF é uma dessas empresas, atuando como fintech de crédito. Trabalha como seu guia financeiro, buscando em todo o mercado financeiro as melhores soluções de crédito para colocar suas ações em prática. Entre em nossa plataforma e faça uma simulação. Em caso de dúvidas, entre em contato com nossos canais de atendimento.
Se você sempre quis abrir um negócio próprio, mas não sabe por onde começar, optar por uma franquia pode ser uma boa saída. O setor é um dos que mais crescem no Brasil, só em 2017 o faturamento atingiu mais de R$ 163 bilhões, um crescimento de 8% sobre o resultado de 2016. Para esse ano, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), a expectativa é que volte a crescer mais de 10%.
O fato é que o mercado é grande e está em expansão, mas como se inserir nele? O primeiro passo é escolher o setor de atuação, para isso é necessário conhecer a si mesmo, seu perfil de interesses e o cenário no qual você deseja atuar, ou seja, sua cidade e região. As opções de segmento para atuação são extensas, segundo a ABF, as 50 maiores franquias do Brasil estão distribuídas em alimentação, serviços educacionais, saúde, beleza e bem-estar, serviços automotivos e moda.
Antes disso, é importante que a pessoa analise minunciosamente seu perfil empreendedor, se é de abrir um negócio próprio começando do zero ou optar por investir em uma franquia. Por exemplo, é comum que as pessoas interessadas em investir num negócio próprio busquem mais liberdade e quem quer um negócio com a sua cara e o seu jeito deve buscar esse modelo.
No caso das franquias, são empresários interessados em modelos prontos e testados, que já são referência no mercado. É bem viável para quem acha tranquilo seguir regras e não vê problemas em acompanhar uma estratégia traçada.
Após analisar tudo isso e com a escolha do setor feita, é hora de eleger a franquia. Aqui, alguns pontos devem ser levados em conta:
Situação financeira: é preciso ter em mente que será necessário investir no negócio e, como qualquer outro, seu retorno não será imediato. Assim, contabilize seu capital próprio e pense nas possibilidades de crédito.
Estude: entenda a marca, seu histórico e tudo que envolve seus fundadores e o mercado. Coloque no papel os valores envolvidos nesse processo, ou seja, investimento inicial, taxa de franquia e tempo de retorno.
Converse: não tenha vergonha de conversar com outros franqueados, pergunte sobre suas impressões da rede, visite os estabelecimentos, conheça opiniões positivas e negativas, de quem já está no setor.
Após eleger a franquia, é hora de fechar o contrato, um ponto que exige extrema atenção, nele estão seus direitos e deveres, entenda as responsabilidades de cada parte e não hesite em pedir ajuda a um advogado.
Toda franqueadora tem alguns pré-requisitos para determinar se o possível franqueado da sua rede está apto à ser um investidor de sucesso, é como se fosse um processo seletivo. Reunimos aqui as principais exigências da maioria das Franqueadoras, ou seja, o perfil ideal de franqueado para elas:
Identificação e/ou experiência com o segmento escolhido
Dedicação Integral à Franquia
Ter perfil de Gestor e ser responsável pela qualidade do atendimento
Capacidade de investimento com recursos próprios ou organização financeira para investimento com capital de terceiros.
Ter conhecimentos administrativos e na área de marketing
Se você se identificou com o perfil de franqueado e precisa de ajuda para abrir sua franquia, o ISF Crédito te auxilia. Como seu guia financeiro ajudamos a encontrar a melhor solução para você. Acesse nossa plataforma e faça uma simulação.
Tomar decisões no seu negócio não é fácil, mas um bom começo é pensar na sua situação atual: abrir um novo negócio ou investir no meu atual? Capital próprio ou crédito?Considerar os prós e contras, avaliar o impacto para as pessoas próximas e para o mercado, entre outros fatores. É basicamente isso que propõe a Matriz SWOT, uma ferramenta que te auxilia a entender como o seu negócio está inserido no mercado e a partir daí te ajudar a planejar ações.
Matriz SWOT ou Análise SWOT, é uma sigla em inglês formada pelas iniciais das palavras: Streights, Weaknesses, Opportunities e Threats. Ao ser traduzida para o português, a ferramenta ganhou a sigla de FOFA: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças, que são os elementos analisados pela matriz.
Dentro da matriz, esses quatro itens são divididos em: pontos positivos (forças e oportunidades) e pontos negativos (fraquezas e ameaças), além de fatores internos da empresa (forças e fraquezas) e fatores externos (oportunidades e ameaças).
Assim, sua análise deve começar pelo preenchimento dos quadrinhos, sempre trabalhando com perspectivas realistas, para isso, é bom que você conte com o auxílio de outras pessoas também envolvidas no seu negócio. Então vamos supor que você está começando um negócio de confeitaria, depois de um tempo produzindo em casa. Para facilitar essa lista, transforme os quatro pontos em perguntas:
Quais os pontos fortes do seu negócio? Aqui são itens internos que te dão um diferencial em relação aos seus concorrentes. Então, seguindo o exemplo, podemos considerar que você tem o know-how, uma clientela que te conhece e uma localização favorável para as vendas.
Quais seus pontos fracos? Aqui também consideramos suas fraquezas internas, oportunidades de melhoria. Pode ser por exemplo: falta de capital próprio, necessidade de contratação, matéria-prima com alto custo, etc.
Quais as oportunidades do seu negócio? Para responder, analise o mercado de forma realista e identifique pontos que realmente favoreçam seu negócio, no formato que ele está no presente. Assim, no exemplo da confeitaria, as oportunidades canalizadas principalmente em dois pilares: o primeiro deles é a busca por praticidade, com a rotina corrida é mais fácil encomendar os alimentos prontos do que fazê-los em casa. O segundo é a característica personalizada do trabalho, as encomendas são feitas a partir do que o cliente deseja, dentre tendências como Gourmetização dos alimentos, assim por diante.
Quais ameaças seu negócio? Liste problemas enfrentados pelo seu negócio no mercado que ele está inserido, considere questões como ações da concorrência. No caso da confeitaria, a quantidade de empresas no mesmo ramo que possuem uma estrutura maior é um exemplo de ameaça. Outros fatores vão além da concorrência de setor, como o estilo de vida saudável que tem cada vez mais conquistado as pessoas e, mesmo que isso seja bom por motivos óbvios de saúde, de certa forma diminui o consumo de doces, o principal produto do negócio. Isso é válido também para buscar alternativas de eliminar algumas ameaças transformando em oportunidades.
Com os pontos preenchidos, faça uma análise geral e cruze os pontos, ou seja, como minhas forças podem me ajudar a aproveitar as oportunidades do mercado? Minhas fraquezas atrapalham minhas oportunidades, o que eu posso fazer para evitar isso? Como evitar que minhas fraquezas aumentem minhas ameaças? Minhas forças podem me ajudar a diminuir minhas fraquezas?
A partir de todas essas respostas, você consegue montar um plano de ação, com estratégias para alcançar oportunidades, potencializar forças, diminuir fraquezas e evitar ameaças. Se você perceber que precisa de ajuda com os custos, o ISF também pode te auxiliar.Buscamos soluções de crédito justas e customizadas para a sua empresa, acesse nossa plataforma e faça uma simulação. Em caso de dúvidas, entre em contato por meio dos nossos canais de atendimento.