3 Recursos financeiros que ajudam em momentos de crise

Um fator que consegue amedrontar qualquer empreendedor é a crise financeira. Seja por uma mudança repentina no mercado, interferências por ondas de consumo ou alguma falha na gestão que deixou alguma dívida se acumular e abalou financeiramente a empresa, a crise sempre é um momento preocupante.

 

Essa preocupação não vem à toa, afinal, não saber encarar o problema ou não encontrar a solução certa põe em risco o futuro de um negócio. Por isso, trouxemos 3 soluções que darão um grande suporte para a sua empresa caso esteja, ou passe por uma crise em algum momento. 

 

Antecipação de Recebíveis:

A Antecipação de Recebíveis é uma forma de receber um valor de forma antecipada. Basicamente, é uma maneira de recolher um dinheiro como as vendas feitas com pagamento em cartão de crédito e que você só receberia no futuro.

 

O ideal é que a antecipação seja feita com os recebimentos de datas mais longas e de forma muito bem planejada, já que você estará abrindo mão de receber aquele valor no futuro para receber agora.

 

Crédito para Capital de Giro:

Todos sabemos que o Capital de Giro é o montante responsável por fazer todos os setores da empresa funcionarem. E para evitar que alguma crise atinja negativamente esse valor, o Crédito para Capital de Giro é ideal para realizar manutenções das atividades do negócio.

 

Além de oferecer mais estabilidade financeira, esse crédito também tem outras vantagens. Para solicitar o Crédito para Capital de Giro, não é necessário identificar a finalidade do uso do dinheiro e as formas de pagamento são bem variadas.

 

Financiamento:

E por último, temos o Financiamento: uma boa alternativa para quando você precisa adquirir um bem, mas não tem o valor total para comprar. Basicamente, é como se a instituição financeira “comprasse” esse determinado bem e você pagará conforme for determinado no contrato.

 

Em tempos de crise, essa facilidade em “pagar aos poucos”, é uma tática bem valiosa.

 

E se a sua empresa está passando por momentos difíceis e precisa de alternativas personalizadas para um suporte financeiro, o ISF encontra as soluções mais adequadas para te ajudar! Entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui.

Análise de SWOT: um estudo essencial para a sua empresa

Todo empreendedor sabe como é fundamental estudar o mercado antes de realizar um investimento na empresa. Afinal, um passo em falso pode transformar uma grande ideia em um gasto desnecessário. Por isso, trouxemos hoje a Análise de SWOT ou em português, FOFA, (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), um estudo que permite que os empreendedores entendam o mercado à sua volta.

 

O que é a Análise de SWOT?

 

Como já citamos, a análise de SWOT é um estudo que permite uma grande compreensão do mercado que cerca um determinado empreendimento. Nessa análise, são avaliadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças que afetam diretamente o rendimento da empresa.

 

 

– Strengths (Força):

A força de uma empresa está ligada com os seus pontos fortes. Então, a localização, a infraestrutura, a acessibilidade dos preços, a qualidade no serviço/produto ou ser o único do segmento na região são fatores que destacam uma empresa.

 

– Weaknesses (Fraqueza):

Em contraponto à força, as fraquezas são os pontos negativos presentes na empresa. Ser uma marca nova e desconhecida no mercado, ter pouco investimento na comunicação da marca, limitações de capital que impeçam a realização de investimentos ou iniciar as atividades em um segmento saturado são fraquezas que atrapalham o desenvolvimento da empresa.

 

– Opportunities (Oportunidades):

Tudo que pode ser adotado para aumentar o rendimento da empresa pode ser considerado como uma oportunidade. Aproveitar as datas comemorativas para lançar promoções, iniciar parcerias com outros negócios da região, investir em novos canais de vendas e saber se reinventar são formas de aproveitar as oportunidades que cercam o seu empreendimento.

 

– Threats (Ameaças):

 Assim como as oportunidades podem auxiliar, as ameaças podem trazer um risco para os empreendedores. O surgimento de concorrentes (diretos ou indiretos), mudanças no mercado (como as que surgiram por conta da pandemia) e ondas de consumo que não envolvem o seu segmento são ameaças que podem abalar o capital de uma empresa.

 

Por fim, agora que você já sabe por onde deve começar a sua pesquisa de mercado, não deixe de se atentar aos detalhes, avaliar todos os pontos levantados na análise de SWOT e saber usá-los a seu favor! E se você quer uma consulta com especialistas para um auxílio ainda mais preciso, é só entrar em contato com os nossos profissionais! Agende a sua reunião clicando aqui.