Análise de SWOT: um estudo essencial para a sua empresa

Todo empreendedor sabe como é fundamental estudar o mercado antes de realizar um investimento na empresa. Afinal, um passo em falso pode transformar uma grande ideia em um gasto desnecessário. Por isso, trouxemos hoje a Análise de SWOT ou em português, FOFA, (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), um estudo que permite que os empreendedores entendam o mercado à sua volta.

 

O que é a Análise de SWOT?

 

Como já citamos, a análise de SWOT é um estudo que permite uma grande compreensão do mercado que cerca um determinado empreendimento. Nessa análise, são avaliadas as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças que afetam diretamente o rendimento da empresa.

 

 

– Strengths (Força):

A força de uma empresa está ligada com os seus pontos fortes. Então, a localização, a infraestrutura, a acessibilidade dos preços, a qualidade no serviço/produto ou ser o único do segmento na região são fatores que destacam uma empresa.

 

– Weaknesses (Fraqueza):

Em contraponto à força, as fraquezas são os pontos negativos presentes na empresa. Ser uma marca nova e desconhecida no mercado, ter pouco investimento na comunicação da marca, limitações de capital que impeçam a realização de investimentos ou iniciar as atividades em um segmento saturado são fraquezas que atrapalham o desenvolvimento da empresa.

 

– Opportunities (Oportunidades):

Tudo que pode ser adotado para aumentar o rendimento da empresa pode ser considerado como uma oportunidade. Aproveitar as datas comemorativas para lançar promoções, iniciar parcerias com outros negócios da região, investir em novos canais de vendas e saber se reinventar são formas de aproveitar as oportunidades que cercam o seu empreendimento.

 

– Threats (Ameaças):

 Assim como as oportunidades podem auxiliar, as ameaças podem trazer um risco para os empreendedores. O surgimento de concorrentes (diretos ou indiretos), mudanças no mercado (como as que surgiram por conta da pandemia) e ondas de consumo que não envolvem o seu segmento são ameaças que podem abalar o capital de uma empresa.

 

Por fim, agora que você já sabe por onde deve começar a sua pesquisa de mercado, não deixe de se atentar aos detalhes, avaliar todos os pontos levantados na análise de SWOT e saber usá-los a seu favor! E se você quer uma consulta com especialistas para um auxílio ainda mais preciso, é só entrar em contato com os nossos profissionais! Agende a sua reunião clicando aqui.