Administrar um negócio em qualquer área, é uma tarefa árdua, que necessita de muito planejamento, calma e conhecimento. Uma das partes mais difíceis é quando chega o momento de tomar decisões difíceis e/ou rápidas, em situações assim a falta de planejamento pode levar a grandes problemas. Adotar um centro de custo, pode ajudar no crescimento da sua empresa, além de auxiliar na preparação e na construção de estratégias. Por isso, ao longo deste artigo você entenderá como utilizar essa ferramenta.
O que é um centro de custos?
Basicamente o centro de custo é uma forma de separar sua empresa em diversos setores ou departamentos, sendo que cada um destes terá sua parcela de responsabilidade operacional, financeira e econômica. Juntos, esses setores representam o negócio como um todo, mas nunca deixam de ter particularidades. Assim, acaba sendo muito eficiente na hora de combinar as despesas e receitas, promovendo um conhecimento maior e uma análise mais precisa sobre a empresa.
Como utilizar o centro de custos na sua empresa?
O modo de utilizar vai depender do tamanho do seu negócio, uma das principais funções é controlar a entrada e saída de dinheiro, por isso acaba sendo interessante dividir a empresa em setores, independente do tamanho.
Um empreendimento deve ter no mínimo 3 setores: administração, venda e publicidade/marketing. Contudo, você pode escolher o modo que mais combina com o seu negócio. O importante é dividir a empresa em setores para controlar os gastos das respectivas áreas.
Por isso, é necessário analisar seu negócio, determinar quais são os principais departamentos e como funcionará a divisão de capital. Assim, fica mais fácil saber qual o custo e gasto de cada setor, além de ser possível limitar as receitas para cada centro de custo.
Quais são os benefícios do centro de custos?
Utilizar o centro de custos pode trazer diversos benefícios para sua empresa como: facilitar a análise do seu negócio, ao dividir os departamentos é possível conseguir relatórios mais detalhados e específicos, possibilitando uma análise mais precisa e completa de toda a empresa.
Às vezes há dados que não podem ser compartilhados com todos os departamentos, ao separar as áreas é possível avaliar de forma individual o desempenho financeiro de cada seção, facilitando a compreensão da receita e dos gastos de um departamento ou projeto específico, além de permitir que todos esses dados sejam agrupados para uma análise geral, caso seja necessário.
Outro benefício é responsabilidade compartilhada, além de dividir a parte financeira em setores, é possível também separar a responsabilidade pela gestão financeira da mesma. Ao escolher colaboradores que irão assumir essa responsabilidade, é possível encontrar novas soluções para aumentar a receita e controlar os gastos, ou seja, uma visão de fora pode ser muito benéfico para seu negócio.
São diversos benefícios que o centro de custos pode trazer para a sua empresa. Agora que você já sabe o quanto essa ferramenta pode ajudar, que tal colocar em prática? Gostou do nosso artigo? Então confira essas e outras dicas aqui no nosso blog e conheça nossos serviços por aqui!