O final do ano é sinônimo de compras, nesta época a demanda por produtos aumenta em praticamente todos os setores devido a procura por presentes de Natal e Réveillon ou até mesmo aquelas compras de black friday para aproveitar os descontos. Além disso, os trabalhadores recebem o pagamento do 13º salário que possibilita um maior poder de compra. Por isso, é um ótima negócio utilzar o fim do ano para vender mais e para te ajudar separamos 7 passos para aumentar as vendas.
1) Planejamento de final de ano
O primeiro passo deve ser planejar todo o fim da ano do seu negócio. Trace um objetivo e defina estratégias para alcançá-lo, assim, será mais fácil aumentar a produtividade da equipe e aumentar o número de vendas.
Depois de definir um objetivo, confira tudo que será necessário organizar e coloque no seu planejamento, como, por exemplo, pedir mais produtos para estoque, entrevistar candidatos para aumentar a equipe de vendas no final do ano, organizar a estrutura da loja, definir promoções, condições de pagamento, entre outros.
Com tudo definido e planejado será mais fácil manter a organização e calma, sem precisar se preocupar com grandes imprevistos. É importante também analisar relatórios gerenciais e as tarefas do dia a dia para compreender melhor o que pode ser ajustado.
2) Marketing digital e divulgação
O marketing digital é uma das formas mais eficientes de atrair novos clientes, ganhar reconhecimento no mercado e até mesmo aumentar o número de vendas. Por isso, é essencial para qualquer negócio já que, na maioria dos casos, o primeiro contato do cliente com a sua empresa será por meio do site ou das redes sociais.
Assim, procure oferecer conteúdos relevantes, com design chamativo e que sejam do interesse do seus clientes. Aproveite e passe informações e detalhes sobre os produtos, isso ajudará o cliente a tomar uma decisão mais assertiva, o que facilita as vendas.
As redes sociais e o próprio site da marca serão o início de um possível processo de compra uma vez que os interessados poderão entrar em contato por e-mail, whatsapp, ligação ou podem até mesmo já efetuar a compra pelo site ou ir até a loja física visitar.
3) Promoções, descontos e sorteios
Promoções, descontos e brindes chamam a atenção e podem ser um diferencial para o cliente no momento de decidir em qual loja adquirir seu produto. Por isso, é interessante fazer um levantamento de todos os produtos que estão parados há um tempo e colocá-los na promoção, isso pode atrair clientes e aumentar as vendas, além de ajudar a acabar com o estoque de algo que estava parado.
Além disso, é possível também oferecer descontos em algumas peças, por exemplo, ao comprar dois itens o cliente ganha um cupom de desconto de 10 por cento. É possível também oferecer pequenos brindes a partir de um valor de compra, os brindes podem ser itens simples que remetem a sua loja, por exemplo, um lenço, um porta moedas, um pingente, entre outros.
4) Pense como um cliente
No momento de tomar algumas decisões sobre seu negócio pense como um cliente, como seria o atendimento ideal, o que um loja precisa ter para chamar a atenção, qual promoção seria interessante, entre outras. Se colocar no lugar de cliente permite oferecer um atendimento diferenciado e de alta qualidade para os consumidores do seu negócio.
Além do atendimento, é preciso pensar também nas formas de pagamento disponíveis. Oferecer mais formas de pagamento resultam em um aumento das vendas. Assim, é interessante que o seu negócio aceite cartões de débito, crédito, cheques, dinheiro ou até mesmo boleto para as compras online. Desse modo, com ações simples é possível melhorar o seu negócio, facilitar o trabalho da equipe de vendas e vender mais.
5) Otimize processos
Além de uma equipe capacitada e competente, há algumas outras ações que podem ajudar a facilitar as vendas e melhorar o fluxo do seu negócio, como, por exemplo, softwares de gestão empresarial que são ferramentas que otimizam processos uma vez que facilitam o gerenciamento da empresa e reúnem os dados em um só lugar.
É fundamental oferecer um atendimento de alta qualidade, isso faz a diferença para os clientes e é um ponto decisivo já que muitas empresas podem oferecer produtos similares ao do seu negócio, assim, o diferencial está nos detalhes. Outra ação interessante é aumentar o horário de funcionamento, com a flexibilidade de horário sua loja poderá chamar mais a atenção dos clientes.
6) Aumente sua equipe
Em épocas como o fim do ano o fluxo de clientes e de vendas aumenta consideravelmente, por isso, é importante aumentar e capacitar a equipe para que as vendas continuem rápidas e com qualidade.
Além da equipe é preciso pensar na parte tecnológica também como o sistema operacional do caixa e as máquinas de cartão. Para evitar problemas, aumente o número de maquininhas disponíveis e, se possível, coloque mais de um caixa na loja.
7) Aumente seu estoque
Ter um estoque completo, com uma variedade de produtos, tamanhos e cores é fundamental durante o fim do ano pois permite ofertar uma diversidade de opções para os clientes e isso garante mais vendas.
Montar um estoque variado demanda investimento, mas é uma ação que pode aumentar consideravelmente as vendas da sua loja. Por isso, é interessante investir nessa área, o capital de giro da empresa, por exemplo, pode ajudar a realizar a ação.
O capital de giro é o montante necessário para que a empresa continue funcionando no curto prazo, podendo ser usado para pagar contas e funcionários e para montar um estoque. Desse modo, o estoque faz parte do capital de giro da empresa, quanto maior o estoque, maior será o capital de giro necessário.
Por isso, é importante planejar e organizar a compra de estoque com antecedência para que no fim do ano tudo funcione corretamente. Uma boa opção para aumentar o capital de giro, e por consequência aumentar o estoque, é fazer um empréstimo.
Atualmente há muitas opções para conseguir um empréstimo como, por exemplo, as empresas de crédito, que oferecem juros e taxas mais baixas que os bancos convencionais, além de um maior prazo de pagamento e opções de empréstimo com garantia.
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