Conheça os erros mais comuns ao lidar com o Capital de Giro

Usado para fazer o dinheiro circular e mantendo a empresa funcionando perfeitamente durante um determinado período, o Capital de Giro é muito importante para qualquer negócio. Mas, o mais importante é saber como administrar o Capital de Giro e como fazer com que ele auxilie na vida financeira da sua empresa.

Por isso, mostraremos a você os principais erros na hora de lidar com o Capital de Giro e porquê eles devem ser evitados.

 

Contar com dinheiro ainda não disponível:

O dinheiro a receber faz parte das entradas, mas ele não deve ser crucial nas contas para fechar o mês. Imprevistos podem acontecer, e se essa quantia não entrar no caixa, a sua empresa não fica comprometida sem ter um valor seguro em mãos.

 

Estoque muito maior do que as vendas:

Manter o estoque em dia garante que sua empresa não tenha nenhum produto em falta. Entretanto, quando o volume no seu estoque é muito maior do que seu volume de vendas, isso faz com que as mercadorias fiquem paradas e, consequentemente, seu dinheiro também. Essa situação fica ainda pior quando a mercadoria tem um prazo de validade, pois a chance de evitar o prejuízo diminui ainda mais.

 

Desequilíbrio de prazos:

Este erro geralmente acontece quando se concede um prazo maior aos seus clientes do que aquele que seus fornecedores dão a você. Assim, você não recebe, mas precisa pagar, causando um desequilíbrio no Capital de Giro. Para evitar isso, negocie melhor os prazos.

 

Agora que você já conhece os erros mais comuns presentes na má administração do Capital de Giro, aposto que ficou mais fácil identificar se algum desses problemas está presente na sua empresa. E se, mesmo sem os fatores citados acima, o seu negócio ainda precisa de ajuda financeira, é só entrar em contato com a nossa equipe e solicitar os nossos serviços clicando aqui.