7 práticas para organizar o setor financeiro da sua empresa

A organização do setor financeiro de uma empresa é essencial para o seu crescimento e sucesso. Contudo, organizar as finanças não é uma tarefa fácil, demanda muita disciplina, trabalho e controle para que tudo funcione sem grandes problemas. Assim, para te ajudar nesse processo separamos 7 práticas que vão auxiliar na organização do setor financeiro da sua empresa. 

Antes de tudo é importante nunca misturar gastos pessoais com as finanças da empresa, deixe sempre tudo separado. Assim, será possível fazer levantamento de gastos, lucro, estoque, capital de giro e manter organizado todo o setor financeiro, o que evitará grandes problemas. 

1. Mantenha a disciplina e a organização

Essas duas características são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio já que o setor financeiro é responsável pelo desenvolvimento da empresa, garantindo que as metas sejam alcançadas e evitando grandes problemas. 

A organização e a disciplina permitem planejar, controlar e acompanhar todo o movimento financeiro, o que torna possível criar metas e objetivos como, por exemplo, obter lucro depois de um ano e meio de negócio. Sem essas características fica muito mais difícil e arriscado construir e manter uma empresa de sucesso. 

Por isso, é preciso acompanhar regularmente os indicadores de desempenho, faturamento, gastos, margem de lucro, entre outros. Esse acompanhamento deve ser ainda mais rígido nos casos das empresas de pequeno e médio porte que são mais frágeis que as grandes empresas. 

2. Estabeleça prazos concretos

Lidar com prazos é inevitável em qualquer área, mas em uma empresa isso se torna ainda mais recorrente. É preciso ter o controle de todos os prazos de pagamento de funcionários, fornecedores, dia de recebimento, vencimento de contas, compra de estoque, entre outros. 

Esquecer algum prazo pode resultar num grande prejuízo para todo o negócio e até mesmo gerar dívidas. É por meio do controle dos prazos que será possível organizar o fluxo de caixa, estabelecer prioridades, observar a necessidade de corte de gastos, evitar dívidas, entre outros. 

3. Defina um orçamento anual

Ao longo do ano surgirão oportunidades que podem ser muito interessantes para o negócio, contudo, é preciso analisar com cautela cada possibilidade e proposta a fim de escolher aquela que realmente irá agregar à sua empresa. 

Assim, é interessante definir um orçamento anual para investimento. Estabelecer um teto de gasto trará mais controle e estabilidade para o negócio uma vez que não ocorrerá gastos maiores que o previsto, o que ajuda no controle financeiro. 

Desse modo, com o orçamento anual definido é possível analisar propostas que cabem no orçamento e que não irão prejudicar o setor financeiro. É interessante também definir um objetivo para o investimento, assim, é possível contratar algo que realmente irá melhorar a empresa. 

4. Administre bem fornecedores e condições de pagamento

Uma das peças fundamentais para o bom funciona de uma empresa é a gestão de fornecedores, já que sem produtos, não há vendas. Desse modo, é essencial escolher muito bem todos os fornecedores, procure sempre por empresas confiáveis, de boa qualidade, que oferecem segurança e crie um bom relacionamento com cada fornecedor, isso fará toda a diferença. 

Além disso, é importante estabelecer prazos que fiquem bons para os fornecedores e para sua empresa, procurar por boas condições de pagamento,negociar valores e juros. Toda negociação irá ajudar no fim das contas e poderá fazer a diferença para o seu negócio. 

5. Faça controle de estoque 

Realizar o controle do estoque é uma parte fundamental para organizar o setor financeiro da empresa. Ter produtos demais no estoque é um problema e falta deles também, por isso é preciso manter um controle de todos os produtos que entram e saem da empresa. 

Assim, é possível sincronizar a compra de estoque com fornecedores, analisar quais produtos são mais vendidos, organizar o espaço físico, entre outros. A falta de controle e organização do estoque pode gerar grandes problemas, muitos produtos e poucas vendas significam prejuízo e a falta de produtos impacta na venda, desse modo, tudo precisa estar sincronizado. 

6. Use uma solução tecnológica

Uma das melhores formas de organizar o setor financeiro é utilizar um software de gestão financeira. Na plataforma é possível fazer o controle do fluxo de caixa, ter acesso aos dados financeiros da empresa, planilhas, orçamentos, valores há receber, pagamentos a vencer e até mesmo emissão de notas fiscais eletrônicas. 

Assim, é possível obter uma visão mais ampla da situação financeira da empresa e ter acesso a relatórios de todos os meses que permitem analisar o estado do setor, auxiliando na tomada de decisões e em possíveis melhorias que podem ser realizadas. 

O sistema de gestão financeira irá facilitar o entendimento do setor, trazer mais segurança e facilidade para organizar todas as informações e finanças da empresa.

7- Avalie os resultados

Analisar os resultados é fundamental para avaliar e compreender a situação da empresa, se já algo que pode ser melhorado, se os resultados são positivos, entre outros. Essa avaliação trará uma visão real e verdadeira de tudo que ocorre com o negócio, permitindo tomar decisões mais certeiras, facilitando o planejamento e organização, não apenas do setor financeiro, mas da empresa como um todo. 

 

Agora que você já sabe da importância da organização do setor financeiro para uma empresa, está na hora de colocar em prática todos os passos e ajudar o seu negócio a se desenvolver e melhorar ainda mais. Continue acompanhando o blog do ISF Crédito para mais dicas e informações.