5 dicas para fazer um empréstimo online seguro

Já pensou em comprar um carro, uma casa, fazer aquela viagem dos sonhos, mas no fim não conseguir realizar essa meta devido a falta de dinheiro?

Infelizmente, nem sempre é possível ter todo o dinheiro em mãos para realizar um sonho, mas existem possibilidades que permitem que isso aconteça, como o empréstimo. 

Atualmente, existem empresas de crédito online que oferecem condições melhores que os bancos, sendo possível conseguir empréstimos com juros mais baixos e um maior prazo de pagamento.

Contudo, é preciso tomar alguns cuidados, por isso, separamos 5 dicas que vão te ajudar a fazer um empréstimo online seguro. 

1- Confira a segurança e o domínio do site

A primeira coisa a se fazer quando for solicitar um empréstimo online é conferir a segurança e o domínio do site. Verifique algum indicativo de segurança, como o ícone de um cadeado antes do link ou o certificado de segurança do site, que normalmente aparece no rodapé da página. 

Além disso, utilize a ferramenta do google para analisar o nível de transparência do link, ao colocar o endereço será possível identificar elementos perigosos no site. Também é importante verificar o domínio do site.

Normalmente site seguros começam com a sigla “https//” ou “www” e  terminam com as siglas “.com” ou “.com.br”, isso mostra que são seguros. 

2- Procure saber mais sobre a empresa

Não se contente apenas com o que o site da empresa te diz, procure saber mais sempre. É interessante pesquisar o histórico, conversar com pessoas que já utilizaram o serviços da empresa, aproveite e procure por recomendações e avaliações. No site “Reclame Aqui” é possível encontrar depoimentos de pessoas que passaram por situações negativas com a empresa, assim, é possível evitar problemas. 

É importante procurar as redes sociais ou blog da empresa e pesquisar a situação cadastral do CNPJ. Para isso, basta pegar o número do CNPJ, que normalmente está no rodapé do site, ir até o site da Receita Federal e pesquisar. Se o site não estiver de acordo, é interessante procurar por outras empresas. 

3- Não pague valores adiantados

Segundo o levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) entre setembro de 2017 e setembro de 2018 cerca de 7,8 milhões de pessoas foram vítimas de fraudes no Brasil.

Por isso, é preciso ficar atento a algumas situações, por exemplo, a empresa não pode pedir pagamento adiantado de maneira alguma, isso é ilegal. 

O processo deve funcionar assim: o cliente solicita o empréstimo com a empresa, a mesma irá solicitar alguns dados e documentos para realizar a análise de crédito, ao fim da análise um contrato é firmado e o cliente recebe o valor do empréstimo. Assim, depois de receber o valor o solicitante começa a pagar as parcelas. 

4- Analise o contrato com atenção

Ter o contrato do empréstimo em mãos é imprescindível, ele é a sua garantia e pode evitar possíveis problemas. Assim, a empresa deve fornecer o contrato com todos os dados corretos, especificando o valor do empréstimo, prazo de pagamento, valor de juros e taxas, entre outras informações. 

Quando receber o contrato leia tudo atentamente e, se possível, leve a um advogado de confiança, ele irá conferir todas as cláusulas e condições impostas, se tudo estiver certo é hora de assinar o contrato. Caso tenha dúvidas sobre o contrato não hesite em entrar em contato com a empresa e se não considerar aquela proposta justa, não tenha receio de procurar outra empresa. 

5- Fique atento ao valor da parcela e condições de pagamento

Ao solicitar o empréstimo será realizada uma análise de crédito que ajuda a entender melhor qual a situação financeira do cliente, permitindo elaborar os componentes do empréstimo, como o valor cedido, taxa de juros, prazo de pagamento, se o empréstimo será com garantia, entre outros. 

Fique atento às condições impostas pela empresa, caso a parcela seja superior a 30% da renda do consumidor, pois isso pode ser considerado má fé por parte da empresa. A porcentagem da parcela do empréstimo precisa ser um valor que não prejudique a renda familiar.

É preciso tomar algumas precauções e analisar bem as ofertas de empréstimo para que tudo funcione de modo seguro. Assim, seguindo essas dicas será possível encontrar uma empresa de qualidade e conseguir um empréstimo online seguro.

Atualmente existem muitas empresas de crédito online que são seguras e confiáveis, como o ISF Crédito, que está há mais de 20 anos no mercado. Conheça as condições e possibilidades oferecidas aqui.