Como funciona o empréstimo para autônomos e MEIs?

É normal passar por crises financeiras ou até mesmo precisar de dinheiro para investir. O que muitos não sabem é que existem linhas de crédito que podem ser usadas para impulsionar o desenvolvimento de um negócio.

Com o dinheiro, o empresário pode investir em equipamentos, levantar capital de giro e até pagar contas em atraso e em muitos casos, pedir um empréstimo pode garantir a sobrevivência do negócio no mercado. 

Mas como conseguir acesso a crédito? Leia a seguir e entenda como funciona o empréstimo para autônomos e Meis.

Principais modalidades de empréstimos

Hoje em dia o autônomo e/ou microempreendedor individual encontra diversas opções de crédito disponíveis, mas há duas modalidades que se destacam e trazem mais vantagens, são elas:

  • Empréstimo com garantia: oferece condições de pagamento diferenciadas, com os menores juros do mercado e com prazos mais longos. Por permitir o acesso a quantias elevadas, tem se popularizado no Brasil.

A dinâmica dessa modalidade ocorre através da disponibilização de um bem (do solicitante do empréstimo) como garantia de pagamento a instituição financeira.

Fique tranquilo, a posse continua sua e você pode continuar usando seu carro ou casa normalmente durante o processo. Todo esse procedimento é chamado de alienação fiduciária.

  • Microcrédito: esse tipo de empréstimo atende micro e pequenos empreendedores que possuem pouco dinheiro para começar ou investir no negócio.

O microcrédito da a empresa a possibilidade de reformar as instalações, aumentar o capital de giro e adquirir maquinário, por exemplo, sem ter que esperar anos para juntar os recursos necessários. Inclusive, depois você pode pagar a dívida com o próprio lucro.

Como contratar? (falar de negativados)

Primeiramente, saiba reconhecer uma credora confiável. Instituições sérias são regulamentadas pelo Banco Central, sempre consultam detalhadamente o CPF e CNPJ da empresa e de seus donos. Igualmente, não pedem valores antecipadamente como sinal. 

Para os negativados que têm interesse em solicitar esse tipo de empréstimo, é importante dizer que a aprovação do empréstimo é possível, contudo, com taxas um pouco mais altas ou a liberação de valores seja menor. 

A comprovação de renda também é solicitada, porém devido ao crescimento expressivo de trabalhadores autônomos e microempreendedores no Brasil, as instituições financeiras têm buscado novas possibilidades para conceder crédito. 

Como comprovar renda?

As principais  possibilidades de comprovação de renda são:

  • Apresentação de extrato bancário dos últimos três ou seis meses;
  • Comprovante de Imposto de Renda, se houver;
  • Apresentação de contratos e recibos de serviços prestados.

Onde contratar?

Hoje em dia existem diversas opções para você solicitar um empréstimo e acredite, é possível solicitar sem sair de casa!

Instituições confiáveis que atendem online têm se popularizado, um exemplo é o ISF Crédito Orientado, que é 100% seguro e confiável. A empresa é regulamentada pelo Banco Central e está a mais de 20 anos no mercado, além disso fornece um diagnóstico financeiro gratuito e linhas de crédito com as menores taxas e o melhor prazo.

Conheça mais sobre o ISF, siga nossas redes sociais (Facebook, Instagram e Linkedin) e confira mais dicas para turbinar a sua gestão financeira!