Vou me casar, devo pegar um empréstimo para pagar as despesas?

Fazer uma festa de casamento dos sonhos, comprar o primeiro imóvel e ter uma lua de mel inesquecível, que noiva (o) nunca sonhou com isso?

Se você está nesse processo, certamente sabe que os custos para iniciar uma vida a dois são altos. Antes de subir ao altar e dizer o tão esperado “sim” é preciso tomar diversas decisões que devem ser realizadas em conjunto.

O mesmo vale para um empréstimo, nesse caso ter informações é fundamental para saber qual a melhor escolha, uma vez que uma dívida mal escolhida também vai influenciar a vida financeira conjunta do casal.

Sendo assim, se você tem dúvidas sobre se deve solicitar crédito para pagar as despesas, leia atentamente este texto:

Faça questionamentos pertinentes:

A realidade é bem diferente do que sonhamos e em um casamento muitas coisas fogem do que planejamos. Antes de decidir entre pegar um empréstimo ou não, vale entender todas as escolhas e ver o que fazer em cada situação.

Por isso, faça essas perguntas para você mesmo:

  • Qual é a prioridade? Festa de casamento ou viagem de lua de mel?
  • Qual será o tamanho da festa de casamento?
  • A viagem de lua de mel será nacional ou internacional?
  • Vão morar de aluguel ou comprar imóvel próprio?
  • Planejam ter filhos?

É primordial que suas escolhas e as respostas para essas perguntas estejam alinhadas com a sua realidade financeira e o principal: que você se planeje para chegar lá de forma consciente e sem dar um passo maior do que  pode.

Festa de casamento e lua de mel

A festa de casamento e a lua de mel são investimentos que demandam gastos maiores. Por isso, contratar um empréstimo pessoal é válido para desafogar o casal destes custos.

Mas tenha cautela, coloque na balança a importância que você dá para cada um desses itens, considerando os prós e contras. A hora certa para confrontar o sonho com a realidade é agora. Por isso, tenha em mente que cada escolha pode significar que algum outro objetivo importante fique para depois.

Casa própria ou aluguel?

Escolher onde e como morar é uma decisão que pode acabar ficando em segundo plano, mas não deveria ser assim!

Comprar um imóvel é o sonho da maior parte dos brasileiros, afinal, ter a casa própria é uma conquista. Mas, com o nível da taxa de juros no país, é interessante permanecer no aluguel por um período e acumular uma quantia razoável, de pelo menos 30% do total do imóvel para dar de entrada.

De todo modo, o indicado é balancear entre a necessidade e o sonho, buscando encaixar tudo dentro do seu orçamento. Se for necessário pegar um empréstimo pessoal, busque uma instituição séria e de confiança, como o ISF por exemplo. 

 

Faça sua simulação de crédito gratuita, acesse o site do ISF ou entre em contato pelo WhatsApp.