Dicas infalíveis para um planejamento estratégico 5 estrelas

Não importa o tamanho da sua empresa, fazer um planejamento estratégico é essencial para  desenvolver ações, alcançar metas e proporcionar uma boa integração entre os clientes e colaboradores.

Aprender a gerenciar uma empresa de forma correta é um diferencial competitivo no mercado. Sem um planejamento estratégico é impossível corrigir erros e focar no que realmente é necessário.

Veja algumas dicas para fazer um planejamento 5 estrelas para a sua empresa:

1 – FAÇA UMA ANÁLISE

O primeiro passo para um planejamento estratégico é a coleta de informações. Nesta etapa, reúna suas planilhas e arquivos para levantar dados importantes. Determine o período que deseja analisar, um ano já é ideal para notar diferenças.

Comece por suas vendas, quanto você vendeu no último ano? Quais seus produtos ou serviços mais procurados e vendidos? E quais são os mais rentáveis para a sua empresa?

Depois, pense nos seus clientes, quantos você conquistou ou perdeu nos últimos meses? Dê atenção também para os seus consumidores mais rentáveis e não deixe de observar como o dólar e os juros interferiram no seu negócio nesses últimos 12 meses.

2 – DEFINA UMA IDENTIDADE ORGANIZACIONAL

A identidade organizacional de uma empresa é separada em: Missão, Visão e Valores. Essas três definições também são de extrema importância para a elaboração de um planejamento estratégico e são essenciais em momentos de tomadas de decisões.
DEFINA –

Missão: por que a sua empresa existe?
Visão: onde você quer chegar com a sua empresa?
Valores: quais são os princípios do seu negócio?

3 – TRACE METAS

Estabeleça metas e defina um prazo para alcançar cada uma delas. Pense em objetivos mensuráveis e atingíveis para evitar frustrações para seus colaboradores e gestores.

Veja alguns exemplos:

  • aumentar as vendas de um determinado produto em 6 meses.
  • captar um número específico de clientes até o fim do ano.
  • aumentar o alcance da marca nas redes sociais.

4 – USE OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Nesta etapa é importante ter um dinheiro reservado para novos investimentos. Se necessário, faça um empréstimo para conseguir redirecionar os recursos tranquilamente. Em pouco tempo, os resultados serão positivos.

  • Coloque sua equipe em primeiro lugar

Para começar, se pergunte: os seus colaboradores precisam de treinamento? Capacitação é algo essencial, independente do nicho em que sua empresa está, você precisa ter pessoas preparadas ao seu lado.

  • Invista no ambiente de trabalho

Promova conforto e ofereça bons computadores para os seus colaboradores, principalmente se o expediente for em um escritório. Qualquer empresa precisa oferecer bons requisitos para os funcionários exercerem as funções que lhe são pré-estabelecidas.

  • Invista em marketing

Contrate uma empresa especializada ou invista em um profissional capacitado para a sua empresa.

5 – COLOQUE EM PRÁTICA

Reúna seus colaboradores e apresente o novo  planejamento estratégico da empresa, e não deixe de traçar metas individuais com cada equipe. Quando começar a executar seu planejamento, monitore-o continuamente. Dê feedback para seus colaboradores e revise suas metas mensalmente.

Algumas vezes, os objetivos podem sair fora do que foi planejado, mas mudanças são comuns, e com uma equipe preparada, você conseguirá lidar com as mudanças.

Planejar não é fácil, mas quando os resultados surgirem, você verá que o trabalho valeu a pena. Que tal usar nossas dicas e começar o planejamento estratégico da sua empresa para esse ano?