Planilhas: até que ponto elas são efetivas para o controle financeiro?

Salvação de muito empreendedores, as planilhas são sim bem efetivas, ainda mais para empreendedores iniciantes e pequenos negócios, quando a empresa ainda está dando seus primeiros passos e não tem uma estrutura muito complexa. 

Ou seja, com a ajuda de planilhas, você consegue gerenciar o fluxo de caixa diário e organizar contas a pagar e a receber, desde que tenha disciplina para preencher os dados e não esquecer de nenhum lançamento.

Entretanto, conforme a empresa for crescendo e as vendas aumentando, você vai perceber que fica cada vez mais difícil manter as planilhas em dia e também fazer as projeções necessárias com elas, por isso é importante evoluir e usar outros métodos.

Quer saber 5 razões para evoluir das planilhas para soluções mais efetivas? Continue lendo este artigo!

1 – Redução do erro humano

Um dos principais problemas das planilhas é o erro humano, pois você pode esquecer de atualizar, digitar o valor errado, fazer uma conta incorreta…

E isso pode reduzir com a contratação de uma plataforma de gestão, pois como os recursos são pré-programados, os formulários padronizados e possuem  mecanismos que facilitam a conferência das informações, o erro humano é reduzido e você terá mais certificação dos dados e informações. 

2 – Controle de acesso

Outro problema das planilhas é a dificuldade em controlar e compartilhar com quem pode ou não acessar o arquivo, mesmo com o uso de senhas. 

Com um sistema online, por exemplo você consegue gerenciar as permissões de acesso dos usuários e monitorar a atividade dos colaboradores com diferentes perfis, garantindo a segurança e confidencialidade necessárias. 

3 – Ganho de produtividade

Preencher e atualizar as planilhas pode levar horas, o que não é nada produtivo, não é mesmo?!  

Por isso, ao utilizar um sistema de gestão financeira, você ganha tempo com essas tarefas manuais e aumenta a produtividade, graças às funções do sistema que permitem importar e exportar dados com poucos cliques. 

4 – Geração automática de relatórios

Em vez de aplicar fórmulas complexas e perder tempo com as projeções feitas a partir das planilhas, com um sistema online você pode simplesmente gerar relatórios financeiros e contábeis em um clique.

É claro que o sistema não vai analizar para você, mas os dados já vão estar ali para facilitar! Além disso, esses sistemas permitem que você organize relatórios conforme o regime de caixa ou regime de competência, para, assim, você não perder nenhum prazo de pagamento ou recebimento. 

5 – Possibilidade de integrações

Já imaginou integrar suas vendas diretamente com as contas a receber e fluxo de caixa a cada nota fiscal emitida?

Parece impossível usando as planilhas, e é! Mas com um sistema de gestão é possível! E, além de poupar tempo, a precisão dos dados é bem maior. 

Portanto, como você pode perceber é muito bom usar as planilhas, mas só até um certo ponto.

Quando a empresa vai crescendo, você precisa de mais operação, otimização de tempo e dados certificados, sem erros humanos, e isso as planilhas não podem te oferecer.

Mas, mesmo com tudo isso, não se esqueça das planilhas! Elas irão te ajudar no começo!

Quer saber mais dicas sobre finanças? Continue navegando no blog!