Adeus crise: quais empréstimos e recursos podem te ajudar a superar?

Em momentos de crise, como o que estamos passando atualmente, é normal sentir ansiedade e medo sobre o futuro do seu negócio, pois a conta do caixa não fecha, falta capital de giro e mesmo assim você precisa investir.

 

Ou seja, esse é o cenário ideal para a captação de recursos ou fazer empréstimos, seja para capital de giro ou para investimento a curto prazo. Isso porque os juros são menores do que o retorno financeiro da sua capacidade operacional ou do seu investimento.

 

E, assim, seu negócio continua firme e forte. Mas vale lembrar que esses recursos e empréstimos devem ter um planejamento financeiro rígido para não virar dor de cabeça depois, tá?

 

Pensando nisso, para te ajudar a dar adeus à crise de forma consciente e planejada, separamos 3 opções de solicitação de crédito que vão te ajudar a superar este momento.

 

Boa leitura!

 

Crédito para Capital de Giro

Capital de Giro é aquele dinheiro que faz a empresa girar, quase literalmente. Por isso, trata-se de valores que são usados no curto prazo e são essenciais para a manutenção das atividades do negócio.

Ou seja, é o dinheiro que paga contas, funcionários, aluguel e afins. Por isso, é importante, em momentos de crise, dar uma atenção ao capital de giro para não se endividar e até mesmo, sobreviver.

Normalmente ele é calculado pela conta (contas a receber + o que você tem em estoque) – (contas a pagar + impostos e outras despesas). A diferença representa o capital de giro.

Como você pode perceber, ter um saldo positivo de capital de giro é essencial, e a solicitação desse crédito costuma ser feita para manter o caixa estável e equilibrar as contas. 

Além disso, para esse tipo de crédito não é necessário dizer a finalidade daquele dinheiro, as formas de pagamento são inúmeras e o valor do empréstimo cai na sua conta em poucos dias.

Desse modo, várias instituições financeiras fazem esse tipo de empréstimo. O ISF Crédito é uma delas! Clique aqui e saiba mais!

E para fazer a solicitação é simples, normalmente precisa do: CNPJ, RG e CPF dos sócios (se houver), o contrato social da empresa e um balanço e demonstrativo de resultado dos últimos anos.

Antecipação de Recebíveis

“Antecipação de recebíveis”, “Desconto de Títulos”, “Desconto de Cheques”, “Desconto de Duplicatas” ou similar é uma forma de receber valores de forma antecipada. Ou seja, é uma maneira de recolher um dinheiro que você só iria receber no futuro.

 

Assim, você pode antecipar cheques, duplicatas, vendas parceladas e até mesmo carnês. Sim! E o recomendado é que a antecipação seja feita com os recebimentos de datas mais longas e de forma bem planejada, pois você estará abrindo mão de receber aquele valor no futuro para receber agora.

 

E como fazer isso? Para solicitar a antecipação, uma avaliação de risco é feita pela instituição financeira, mas é muito mais fácil ser aprovado e você conseguir contratar, pois a garantia dos recebimentos futuros abaixa a chance de inadimplência. Só prepare o histórico de inadimplência dos seus recebíveis, pois isso pode ser requisitado pelo banco!

 

Lembrando que a maior desvantagem desse tipo de crédito são os juros. Infelizmente um valor percentual é descontado na soma total dos valores que você deseja antecipar, ou seja, você não irá receber 100% do valor que receberia no futuro.

 

Financiamento

O financiamento, diferente dos demais, não é o empréstimo de uma quantia para pagar contas, por exemplo, mas sim uma alternativa para quando você precisa adquirir um bem, mas não tem o valor total para comprar.

 

Desse modo, você pode solicitar um financiamento. Assim, a instituição financeira “compra” esse bem e você paga para ela mensalmente ou conforme negociado no contrato.

 

Geralmente os financiamentos são para aquisição de máquinas, veículos e outros bens com valores altos. As opções variam de instituição financeira para outra.

 

Para solicitar, vá até a instituição escolhida e faça uma simulação. Lembrando que as parcelas não devem ser altas, olhe bem os juros e faça um financiamento como investimento.

 

Pronto, agora que você já sabe tudo sobre créditos, empréstimos e financiamentos, pense bastante, fale com seu contador e caso realmente seja necessário solicitar, escolha o que mais se adequa a necessidade da sua empresa.

 

Gostou do artigo? Continue navegando pelo nosso blog e confira mais dicas!