Qual fluxo de caixa é o melhor para a sua empresa?

Possibilitando o acompanhamento das finanças, dos investimentos e dos rendimentos, o Fluxo de Caixa é fundamental para uma boa gestão em qualquer empresa. E você, sabia que existem diferentes tipos de fluxos de caixa? 

 

1- Fluxo de caixa direto:

Um dos mais usados no mercado, este fluxo considera a forma bruta das operações financeiras, ignorando qualquer tipo de desconto. As entradas e saídas são organizadas em categorias que condizem com as atividades da gestão.

O fluxo de caixa direto fornece informações constantes e necessita de um maior empenho da equipe de trabalho.  

 

2- Fluxo de caixa indireto:

Esse fluxo, diferente do anterior, é um método que explora o regime de competência para se certificar de todas as variações ocorridas no caixa em determinado período. O fluxo de caixa indireto acaba sendo mais indicado para analisar variações associadas ao desempenho econômico da organização que o utiliza.

 

3- Fluxo de caixa projetado:

O fluxo de caixa projetado não utiliza os valores que já foram acrescentados ou removidos do orçamento. Na verdade, o seu objetivo é prever receitas e gastos, sendo possível preparar o orçamento para pagar as despesas e garantir o respeito aos prazos.

 

4- Fluxo de caixa operacional:

Nesse fluxo, é realizado um levantamento dos gastos e das receitas operacionais, ou seja, todas as movimentações financeiras necessárias para o funcionamento da empresa, como a folha salarial e o abastecimento e manutenção do estoque.

Não se deve, por exemplo, contabilizar os investimentos nem o pagamento de impostos e taxas. Empresas em fase de crescimento podem utilizar o fluxo de caixa operacional, já que não existe grande variedade de informações e produtos.  

 

5- Fluxo de caixa livre:

O fluxo de caixa livre está relacionado ao saldo de caixa da empresa, à disposição depois de serem realizados todos os pagamentos obrigatórios. Ou seja, ele representa o dinheiro disponível após a quitação de todas as suas obrigações financeiras. 

 

Quer saber qual desses fluxos de caixa é melhor para a sua empresa? Entre em contato e converse com a nossa equipe. E se você quer saber mais sobre empréstimos, dicas, crédito orientado ou capital de giro, acesse mais artigos do nosso blog clicando aqui.