Sua empresa não pode parar. Veja dicas de como atravessar a crise

Muitas empresas estão passando por dificuldades e temem enfrentar o temido “fantasma” do fechamento.

O que muitos não sabem é que o capital de giro pode e deve ser usado em situações assim, para garantir o funcionamento, a reinvenção e até mesmo a sobrevivência do seu negócio.

Se você não entende bem como funciona o capital de giro e quer saber como ele pode te ajudar nesse momento de crise, leia a seguir o conteúdo que preparamos para você:

 

O que é Capital de Giro?

Basicamente, o capital de giro (ou ativo circulante) é uma reserva financeira que as empresas devem possuir a disposição para desempenhar suas atividades diárias, ou seja, girar.

Representa os bens que a empresa possui e que podem ser transformado em capital dentro de um curto prazo, exemplo: dinheiro em caixa, saldo da conta corrente bancária, contas a receber, mercadorias e aplicações financeiras.

É imprescindível considerar que o capital de giro é a parcela resultante da diferença entre o dinheiro que a empresa possui disponível e o dinheiro que deve ser usado para quitar as dívidas.

Isso vale para gastos necessários para a comercialização e prestação de serviços, pagamento de despesas fixas e também para manter uma reserva para emergências.

 

Como calcular o capital de giro?

Para calcular o capital de giro, usa-se a fórmula CGL = AC – PC. Essas siglas correspondem, respectivamente, a Capital de Giro Líquido, Ativos Circulantes (total de dinheiro disponível para gastos) e Passivos Circulantes (fontes de recursos existentes).

 

Principais riscos para de um mau controle:

Os riscos operacionais aumentam consideravelmente quando se trabalha com um baixo capital de giro. Logo, a empresa fica mais suscetível a um caixa negativo, o que compromete o bom funcionamento das atividades.

E em situações como a que estamos passando, que exigem a paralisação das atividades, não ter reserva para se manter é um grande risco. O que percebemos é que a falta de planejamento financeiro leva a má decisões, como por exemplo recorrer a agiotas e a empréstimos em instituições que cobram taxas altíssimas. 

 

Por que o Capital de Giro é tão importante em momentos de crise?

Em momentos de crise vivemos períodos de incerteza, e é do capital de giro que a empresa conta para honrar os compromissos como o pagamento de funcionários e de contas, por exemplo.

Por isso, analisar os cenários otimistas e pessimista constantemente é tão importante, para não ser pego totalmente de surpresa caso aconteça esse tipo de situação.

Sem um valor disponível para capital de giro, as chances da empresa entrar no vermelho ou quebrar são altas, afinal, a entrada de recursos fica escassa e os investimentos são necessários para se reinventar no mercado.

 

Mas o que fazer se minha empresa não contar com uma reserva de valores suficiente para atravessar essa crise? 

Procure por instituições sérias e confiáveis, como o ISF, que possui mais de 20 anos de tradição e diversas linhas de crédito disponíveis para micro, pequenos e médios empreendedores.

 

Acesse isfcredito.com.br e conheça mais sobre nós ou entre em contato pelo email [email protected] ou  Whatsapp (34) 9 9116-8430.