Como não cair no golpe do empréstimo

Em alguns momentos da vida é normal que haja a necessidade de pedir um empréstimo, seja para realizar uma viagem, comprar um imóvel ou veículo, realizar um casamento, entre outros.

Atualmente, além dos bancos existem diversas empresas de crédito online que oferecem melhores condições. Contudo, também há muitos golpes nessas áreas, por isso, separamos algumas dicas para não cair no golpe do empréstimo. 

Existem diversas formas de golpe utilizados por criminosos, alguns criam sites falsos e se passam por empresas sérias para oferecer crédito às pessoas, contudo, tudo não passa de uma fraude, uma enganação para tomar dinheiro dos consumidores.

A maioria dos golpes consiste em pedir um pagamento adiantado pelo empréstimo, o que é ilegal.

Como identificar um golpe 

Primeiro é importante procurar informações sobre a empresa que está oferecendo o empréstimo, procure reclamações e avaliações na internet, como no site “Reclame Aqui”, converse com quem já utilizou o serviços, confira a segurança do site da empresa, entre outros.

Além disso, é importante ficar atento a algumas situações, por exemplo, desconfie se a empresa não se interessar no seu histórico de renda. As empresas de crédito dependem dos seus pagamentos, logo, precisam da confirmação que o solicitante conseguirá pagar o empréstimo, assim, se a empresa não tem interesse na sua renda as chances de ser um golpe são grandes. 

Desconfie se a empresa colocar muito pressão para que você tome a decisão rapidamente ou se for muito insistente. Isso é um sinal claro de golpe, uma vez que o criminoso pretende extorquir o dinheiro o mais rápido possível, sem que o consumidor entenda que é uma fraude, por isso a persistência é tanta, desconfie sempre que isso acontecer.

Fique atento se a empresa evitar o envio do contrato e das condições de pagamento do empréstimo, como taxa de juros e prazo.

Além disso, nunca aceite realizar um pagamento para uma conta física, procure sempre pelo CNPJ da empresa, verifique qual a instituição financeira que está trabalhando com o site e nunca aceite parcelas que comprometam cerca de 30% da renda familiar.

Negativados

As pessoas negativadas precisam de atenção redobrada pois são as mais suscetíveis aos golpes, já que os criminosos visam essas pessoas que passam por um momento difícil. Nesses casos fique ainda mais desconfiado se receber uma oferta de empréstimo sem análise de crédito ou com condições muitos boas. 

Sempre tenha cuidado com os seus dados pessoais, tenha cautela ao passar seu CPF e RG para desconhecidos e nunca compartilhe os dados da sua conta ou dos cartões de crédito sem antes ter certeza da seriedade e segurança da empresa de crédito. 

Infelizmente os casos de golpe com empréstimos tem crescido cada vez mais, atualmente são realizados golpes até mesmo pelo Whatsapp.

Por isso, desconfie de ofertas de empréstimo muito boas e muito fácil, siga as dicas do artigo e tenha muito cuidado ao aceitar propostas de empréstimo, peça sempre o contrato e analise muito bem as condições.