Empréstimo com garantia: 10 verdades que você precisa saber

O empréstimo com garantia é uma ótima opção para quem precisa de dinheiro e procura por taxas e juros mais baixos e maior prazo para pagamento. Como nessa opção é possível colocar um imóvel ou veículo como garantia do empréstimo, fica mais fácil melhorar as condições de pagamento para o consumidor.

Por isso, separamos 10 verdades sobre o empréstimo com garantia que você precisar para entender essa nova modalidade. 

1- No empréstimo com garantia é preciso colocar um bem como garantia

O empréstimo com garantia funciona assim: caso o cliente possua um imóvel ou veículo em seu nome, é possível colocá-lo como garantia do empréstimo. Assim, o bem ficará alienado à instituição financeira que está oferecendo o empréstimo. Isso é vantajoso para a empresa pois, diminui o risco de não quitação e ao mesmo tempo permite oferecer melhores condições de pagamento para o consumidor. 

Assim, para solicitar o empréstimo com garantia o cliente entra em contato com a instituição de crédito que irá realizar uma análise financeira, para conhecer o perfil de quem está solicitando o crédito. Caso tudo esteja certo o bem que o cliente deseja colocar como garantia, seja ele um imóvel ou um veículo, é colocado no contrato do empréstimo. 

Como a empresa possui uma garantia de um bem, os riscos são menores, já que caso o cliente não faça o pagamento do empréstimo, o bem pode ser vendido. Isso permite que a empresa consiga oferecer juros mais baixos e prazos maiores. 

2- Ao colocar um veículo como garantia, o bem não ficará no nome da empresa que oferece o crédito

No empréstimo com garantia o seu bem não será colocado no nome da empresa, ele apenas será alienado à instituição que ofereceu o crédito, contudo continuará no nome do cliente. 

Um bem alienado significa que a posse indireta fica com a empresa de crédito que cedeu o empréstimo, mas o dono do bem continua sendo o cliente, tanto que ele poderá continuar utilizando seu imóvel ou veículo normalmente. Desse modo, assim que o empréstimo é quitado, a alienação será retirada do documento e o vínculo com a instituição de crédito acaba. 

3- Você não perde o bem se atrasar uma parcela

Fique tranquilo, caso você esqueça de pagar uma parcela o seu bem não será tomado. Antes de considerar o não pagamento de uma parcela como calote, a empresa entra em contato com o cliente para negociar o pagamento e entender o motivo da inadimplência. 

Normalmente a inadimplência começa a ser considerada calote depois da terceira parcela em atraso. Se isso acontecer, a própria empresa entra em contato com o consumidor para notificar a inadimplência e começa um processo de negociação para tentar resolver o problema.

Seu bem será tomado em último caso, na maioria das vezes as instituições tentam ao máximo resolver as parcelas em atraso com o consumidor. 

4- Empréstimos com garantia não demandam pagamento adiantado

É importante saber que em nenhum tipo de empréstimo é necessário pagamento adiantado, segundo o Banco Central nenhuma empresa que oferece crédito deve solicitar pagamento antecipado ao consumidor, essa prática é ilegal e é considerada uma operação fraudulenta.

O empréstimo é feito por meio de uma solicitação do consumidor que irá passar por uma avaliação financeira e depois de todo o processo, caso seja aprovado, o pedido será formalizado num contrato que o cliente recebe. Apenas depois de assinado o empréstimo será liberado, assim, o pagamento das parcelas tem início apenas depois do recebimento do crédito. 

5- Mesmo no empréstimo com garantia é preciso comprovar renda

Mesmo que o cliente opte por um empréstimo com garantia ele deverá comprovar renda. As empresas de crédito precisam saber que o cliente tem condições de arcar com as parcelas do empréstimo, evitando tomar calote. 

Além disso, a análise de crédito também é essencial para que a instituição possa decidir qual será o valor do empréstimo liberado, as taxas de juros e o prazo de pagamento. Assim, quanto melhor sua análise de crédito, maiores as chances de conseguir um empréstimo mais alto e com melhores condições. 

6- O histórico de consumo no mercado influencia na aprovação do empréstimo

Outro fato que influencia muito para as empresas no momento de decidir o valor de crédito que será liberado, é o histórico de consumo de mercado do consumidor. É muito comum que as pessoas descubram ao solicitar um empréstimo que estão negativadas no mercado. 

Por isso, é preciso acompanhar o histórico do CPF ao longo dos anos, sempre atualizar seu cadastro e quitar as dívidas. As informações liberadas pelo Serasa e SCPC são muito importantes e têm grande peso para as instituições de crédito, visto que indicam quando uma pessoa está inadimplente ou negativada. 

7- O empréstimo com garantia de imóvel pode levar mais tempo que o de carro

É possível utilizar seu imóvel ou veículo como garantia em um empréstimo, contudo a modalidade com garantia de imóvel pode levar mais tempo para ser concedida. Isso porque os trâmites que envolvem os imóveis são mais complexos e demorados que os de veículos. 

No caso do empréstimo com garantia de veículo é tudo mais rápido pois logo após a análise de crédito ter sido aprovada, são solicitados os documentos do veículo e é realizada a vistoria. Com tudo aprovado o empréstimo é liberado. 

Contudo, com imóveis o processo é um pouco mais complexo pois demanda uma pré-análise jurídica, avaliação do imóvel, documentação como IPTU e matrícula, entre outros. Apenas depois de todo esse processo que o contrato será enviado ao cartório para autenticação e o crédito será liberado. 

8- O bem utilizado como garantia deve estar quitado para poder fazer parte do empréstimo.

Para poder colocar o bem como garantia no empréstimo, o mesmo deverá estar quitado. Contudo, caso não tenha um bem quitado é possível que a empresa quite o bem para você. 

Isso se chama interveniente quitante, que é quando o consumidor quer usar como garantia um bem já alienado em outra empresa. Nesse caso a instituição quita o valor que falta e desconta essa parte no total do crédito concedido. 

9- É possível conseguir o empréstimo colocando um avalista

Avalista é a pessoa que se responsabiliza por pagar um título cambial, por isso, as empresas aceitam solicitações de empréstimo com um avalista. Contudo, a pessoa precisa ter um parentesco de primeiro grau (pai, mãe ou cônjuge) com o consumidor do empréstimo e precisa aceitar a responsabilidade de pagar as parcelas.

10- Você só perderá o bem em caso de calote

O bem pode ser tomado em caso de calote, contudo isso é algo que as instituições tentam ao máximo evitar já que a execução de um bem não é algo rápido nem mesmo simples. Por isso, a empresa considera calote a partir da terceira parcela em atraso e tentará ao máximo negociar a dívida e a forma de pagamento antes de entrar com o processo de execução. O bem só será tomado se não for possível chegar a um acordo e depois que todas as tentativas de negociação de pagamento acabaram. 

Agora que você já sabe tudo sobre empréstimo com garantia, que tal conhecer as possibilidades que o ISF Crédito oferece? Estamos há mais de 20 anos no mercado, sempre trabalhando com segurança, qualidade e confiança. Faça sua simulação de empréstimo aqui.